Tempo em Londrina-PR Londrina 26 º
  • Dólar 5,42
  • Euro 5,91

AO VIVO | 90.1

Facebook do TribunaFM Instagram do TribunaFM Whatsapp do TribunaFM
ARTISTAS

John Lennon

DA REDAÇÃO • 17/10/2023 às 11:24


		John Lennon
Foto/Divulgação

John Winston Ono Lennon, nascido no dia 9 de outubro de 1940 em Liverpool, foi um cantor, compositor, guitarrista e ativista da paz britânico que co-fundou os Beatles, que foi uma explosão de sucessos no ínicio do anos 60. Sua parceria de composição com o colega de banda Paul McCartney foi uma das mais célebres da história da música e juntamente com George Harrison e Ringo Starr, o grupo alcançou fama mundial .

Lennon se interessou pelo gênero skiffle quando adolescente, em 1956, formou sua primeira banda, The Quarrymen, que culminou na criação dos Beatles em 1960, ele se caracterizou por sua natureza rebelde e sagaz em sua música, escrita, desenho, em filmes e entrevistas.

Com a explosão do fenômeno Beatles no início dos anos 60, a banda chamava a atenção de multidões por onde passava, porém, Lennon viu discos de sua banda serem queimados depois de declarar que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo. Porém, o sucesso dos quatro rapazes de Liverpool superou esse capítulo e logo rádios que excluíram músicas dos Beatles de suas programações, mudariam de idéia e voltariam a tocar as canções de Lennon, McCartney, Ringo e Harrison.

No auge de sua fama na década de 1960, ele publicou dois livros: In His Own Write e A Spaniard in the Works, ambos coletâneas de escritos sem sentido e desenhos de rabisco. Começando em 1967 por "All You Need Is Love", suas canções foram adotadas como hinos pelo movimento antiguerra e pela contracultura da época.

Em 1969, Lennon começou a Plastic Ono Band com sua segunda esposa, Yoko Ono, e continuou a seguir carreira solo após a separação dos Beatles em abril de 1970.

Entre 1968 e 1972, Lennon produziu mais de uma dúzia de gravações com Ono, incluindo uma trilogia de álbuns de vanguarda, seu primeiro álbum solo – John Lennon/Plastic Ono Band – e os sucessos internacionais "Give Peace a Chance", "Instant Karma!", "Imagine" e "Happy Xmas (War Is Over)". Em 1969, liderou uma série de protestos pela paz conhecidos como Bed-Ins for Peace.

Após se mudar para Nova Iorque em 1971, seu criticismo à Guerra do Vietnã resultou em uma longa tentativa do governo Richard Nixon de deportá-lo. Em 1975, Lennon se retirou da indústria musical para cuidar de seu segundo filho, Sean, e em 1980 retornou com mais uma colaboração com Ono, o álbum Double Fantasy. Lennon foi morto a tiros no dia 8 de dezembro de 1980, quando saia de seu apartamento em Nova Iorque, Estados Unidos em frente à sua casa em Manhattan por Mark David Chapman, um fã dos Beatles, três semanas após o lançamento de seu último álbum.

Com informações de Antena 1

Relacionados