
A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), por meio do Centro de Oficinas para Mulheres (COM), está com inscrições abertas para uma aula aberta de Yoga voltada ao público feminino. A atividade irá ocorrer na próxima segunda-feira (21), às 14h, na sala de ginástica do Sesc Centro, parceiro da iniciativa, cujo prédio fica localizado na rua Fernando de Noronha, 264.
Não há custos para participar, as vagas são limitadas em 20 e as inscrições devem ser feitas entrando em contato pelo número de WhatsApp (43) 99945-0056.
O responsável por conduzir a aula será o professor Álvaro de Oliveira, instrutor de yoga do Sesc Centro há três anos. A atividade tem 50 minutos de duração e esta será a quarta vez que a iniciativa é realizada por meio da parceria. “A aula sempre é um sucesso, já fizemos uma vez na sede da SMPM e as outras no Sesc. A procura é alta e há bastante aceitação do público que vem, sendo que algumas pessoas até continuam praticando yoga depois, então o resultado é excelente e satisfatório”, contou o educador.
Oliveira destacou que o yoga alia exercícios físicos com posturas e movimentos diversos que proporcionam fortalecimento e alongamento, trazendo consciência corporal e de respiração, incluindo exercícios de meditação. “Tudo isso ajuda no sistema endócrino e linfático, equilíbrio hormonal, melhorando a resistência a doenças e também colaborando para reduzir a ansiedade e a depressão. Quem faz yoga regularmente se sente melhor em aspectos gerais da vida, com mais concentração e disposição, diminuindo e até cessando dores no corpo. A evolução é significativa. Fica meu convite a todas que queiram conhecer o yoga, e mesmo quem não se sente tão apta a fazer pode vir que adaptaremos as posturas para que a prática seja democrática e acessível”, enfatizou.
A psicóloga da SMPM, Lisnéia Rampazzo, reiterou que a prática do yoga traz várias vantagens para o corpo e a mente. “Esta prática é muito salutar, proporciona bem-estar e a sensação de paz interior, sendo bom para a saúde física e mental. E o melhor de tudo é que o yoga é dinâmico e acessível para pessoas de todas as idades”, considerou.
Rampazzo informou que as aulas de yoga representam uma das atividades com maior procura pelas mulheres frequentadoras do Centro de Oficinas, dentro das práticas ofertadas no segmento de atividades físicas. “A procura maior é por mulheres na casa dos 40 anos de idade, mas participam pessoas de faixas etárias variadas, incluindo idosos. Já tivemos aluna de 70 anos fazendo aula”, contou.