
O projeto “Literatura na Biblioteca” debate em sua próxima sessão, nesta segunda-feira (1º), a obra “O Rei da Vela”, de Oswald de Andrade. A atividade será conduzida pelas mestrandas do Programa de Estudos Literários da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Gabriella Barbari e Laura Lugão.
Voltada para estudantes que se preparam para o vestibular da UEL e para o público em geral, a ação será realizada das 18h30 às 20h, na Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza (Avenida Rio de Janeiro, 413), com entrada gratuita. As inscrições devem ser feitas presencialmente no local, no dia do evento.
“O Rei da Vela”, de Oswald de Andrade, conta a história de Abelardo I, um homem que enriqueceu emprestando dinheiro a juros abusivos e vendendo velas, e que se casa com Heloísa, filha de uma família rica, porém falida. O casamento é marcado pelo interesse: ela busca recursos financeiros e ele, status social.
Uma das palestrantes, Gabriella Barbari, afirma que a peça faz inúmeras críticas, mostrando como o Brasil vivia – e ainda vive – na base da exploração, com ricos cada vez mais abastados e pobres cada vez mais endividados. Segundo ela, a obra também evidencia a hipocrisia da elite brasileira, que vive de aparências e de alianças por conveniência, além de ironizar a dependência do país em relação ao exterior, principalmente aos Estados Unidos.
“A peça critica também a condição feminina dentro de uma sociedade machista e capitalista, mostrando como o corpo e o destino das mulheres eram negociados como parte dos interesses econômicos da elite. Nós vamos explicar essas críticas de forma clara, relacionando-as ao que o texto denuncia”, complementou Barbari.
Conforme o técnico de Gestão Pública da Biblioteca Pública Municipal, Guilherme Yung Wing Li, por meio da leitura detalhada e da análise crítica das obras literárias, os participantes são incentivados a explorar diferentes perspectivas e interpretações, em um ambiente de aprendizagem colaborativo e dinâmico. “As palestras oferecem uma compreensão ampla dos contextos históricos, culturais e sociais das obras, favorecendo o desenvolvimento das habilidades de escrita e argumentação. Dessa forma, ao discutir criticamente a literatura, o projeto contribui para o fortalecimento do senso crítico e do pensamento reflexivo dos participantes”, disse.
A mestranda Eloisa Marques, que foi uma das palestrantes no dia 11 de agosto, destacou a experiência positiva no projeto. “A palestra de que participei foi sobre Os Melhores Poemas de Fernando Pessoa, uma seleção feita por Teresa Rita Lopes. No livro, aparecem não somente os poemas de Fernando Pessoa, mas também de seus heterônimos. Portanto, demos ênfase às apresentações de cada um. Fiquei muito feliz em ver a sala cheia de alunos super interessados em literatura, foram aproximadamente 83 participantes, superando minha expectativa”, relatou.
A iniciativa, que tem o intuito de preparar os vestibulandos para as provas, oferece palestras e discussões sobre obras exigidas no vestibular da UEL desde 2017. O projeto é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Diretoria de Bibliotecas, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Letras da UEL.
A programação completa pode ser verificada no perfil do Instagram da Biblioteca Municipal.