Tempo em Londrina-PR Londrina 18 º
  • Dólar
  • Euro

AO VIVO | 90.1

Facebook do TribunaFM Instagram do TribunaFM Whatsapp do TribunaFM
loading-icon
Causa animal

Londrina terá 2ª Conferência de Proteção e Defesa dos Animais no sábado (23)

Conferência tem como objetivo debater políticas públicas voltadas à causa animal

DA REDAÇÃO • 20/08/2025 às 10:11

Londrina terá 2ª Conferência de Proteção e Defesa dos Animais no sábado (23)
A conferência também será transmitida através do YouTube. Divulgação

Neste sábado (23), das 14h às 17h30, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), e o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (Comupda) vão promover a 2ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa dos Animais, no auditório da Sema, na rua da Natureza, 155, Jardim Piza. A Conferência será transmitida pela internet, no YouTube, no canal do Conselho (aqui).

Com o tema “Avanços e Desafios na Proteção e Defesa dos Animais: compromisso Municipal com a Vida e o Bem-Estar Animal”, a Conferência tem como objetivo debater políticas públicas voltadas à causa animal e promover a integração entre poder público, sociedade civil e profissionais da área.

Na ocasião, também serão eleitos os novos conselheiros representantes da sociedade civil para o biênio 2025–2027. A conferência também tem como objetivos propor medidas para a posse responsável e o controle populacional de animais domésticos; estimular a participação juvenil em ações e projetos de bem-estar animal; debater responsabilidades sociais na guarda dos animais; e analisar os impactos da presença animal no meio urbano e suas implicações

As deliberações e propostas aprovadas na conferência nortearão a atuação do Comupda e a aplicação dos recursos do Fundo de Proteção aos Animais (FUPA) durante o biênio 2025–2027.

Segundo a assessora de projetos estratégicos da Sema, Fabiana Borelli Amorim, esta segunda conferência de bem-estar e proteção animal busca, com a participação de especialistas, do cidadão e da comunidade, debater esta temática que é de extrema importância para a comunidade e para o bem-estar animal. “Será um momento de troca de experiências e levantamento de propostas que visam fomentar a política de bem-estar animal no Município”, disse.

O Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais foi criado a partir da Lei nº 12.695, sancionada em 2018. O objetivo principal é regulamentar políticas públicas voltadas ao cuidado animal.

Atualmente, o município desenvolve diversas ações em prol dos animais, incluindo fiscalização de maus-tratos, banco de ração, operação de hospital veterinário, atendimento do SamuVet para animais em situação de rua e comunitários, albergagem para animais vítimas de maus-tratos e resgate de animais de médio e grande porte soltos nas vias públicas.

Pré-Conferência – No mesmo dia da conferência, no período da manhã, das 8h30 às 12h, também no auditório da Sema, haverá uma pré-conferência, etapa preparatória que visa aprofundar o debate sobre o tema central e formular propostas que serão submetidas à votação durante a conferência.

Na programação da pré-conferência, às 9h10, haverá a palestra “Papel do Poder Público e da Sociedade no Bem-Estar Animal”. As ministrantes serão as médicas veterinárias Roberta dos Santos Toledo, da Secretaria Municipal de Saúde, e Bruna Melissa de Souza Garcia, da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).

Programação da Conferência

  • 13h30 – Recepção e assinatura da lista de presença
  • 14h00 – Abertura oficial
  • 14h20 – Leitura e aprovação do Regulamento
  • 15h00 – Leitura e votação das propostas; eleição dos novos conselheiros
  • 16h00 – Intervalo para café
  • 16h30 – Apresentação dos conselheiros eleitos e indicados pelo poder público
  • 17h00 – Elaboração do relatório final
  • 17h30 – Encerramento

TAGS:

Leia mais