
A Série Palcos Musicais 2025 traz nesta semana a Londrina três shows imperdíveis com artistas e intérpretes da nova geração da MPB que brilham nos palcos e são festejados pela crítica. Os shows serão na quinta (22), sexta (23) e sábado (24), sempre às 20h, no espaço AML Cultural. Os ingressos estão à venda no Sympla por R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).
Luísa Lacerda apresenta “O Canto e a Asa” – Abrindo a programação, na quinta-feira (22) a cantora e violonista Luísa Lacerda faz sua estreia em Londrina com o show “O Canto e a Asa”, homônimo ao seu segundo álbum solo, lançado em 2024. O repertório destaca composições de autores contemporâneos que vêm renovando a cena musical brasileira. Com arranjos delicados e interpretação expressiva, Luísa percorre uma diversidade de ritmos – frevos, sambas, valsas, emboladas e canções líricas – revelando a riqueza poética e melódica da nova canção brasileira.
Nascida no Rio de Janeiro, Luísa Lacerda destaca-se por apresentar canções de novos compositores brasileiros, com um trabalho voltado à renovação da música nacional. Gravou os álbuns: “Meia Volta” (2017), com Miguel Rabello; “Beira do Mundo” (2019), com Maria Clara Valle; “Cantiga do Breu” (2019), com Renato Frazão; e “Nó” (2020), com Giovanni Iasi.
No período da manhã, Luísa ministra a oficina “Versos, trovas, primas e bordões”. As inscrições podem ser feitas pelo Sympla.
Show “Milagres” com Alice Passos e Breno Ruiz – Na sexta-feira (23), o público pode conferir o espetáculo “Milagres”, que reúne a cantora Alice Passos e o compositor e pianista Breno Ruiz. O show é baseado no aclamado álbum que reúne 11 canções da longa e frutífera parceria entre Ruiz e o letrista Paulo César Pinheiro. Com arranjos sensíveis e inovadores, o espetáculo mergulha nas melodias e histórias criadas ao longo de 20 anos de colaboração, oferecendo uma experiência única e emocionante.
Alice Passos é uma intérprete apaixonada pela música popular brasileira, sua poesia, suingue, compositores e minúcias. Desde muito nova iniciou seus passos e com apenas nove anos fez parte do coro no CD do aclamado Quarteto em Cy. Já dividiu os palcos com Dori Caymmi, Wilson das Neves, Nelson Sargento, Jards Macalé, Ivan Lins, Gilberto Gil e outros grandes nomes da MPB.
Breno Ruiz é um dos compositores mais importantes de sua geração. Desde o lançamento de seu primeiro álbum “Cantilenas Brasileiras”, em 2017, vem se tornando conhecido por sua sólida parceria com Paulo César Pinheiro. Exemplo disso é a canção “Viola de bem querer” que dá título ao disco de 40 anos do antológico grupo Boca Livre. Assim como “Caipira”, gravada por Salmaso que também dá nome ao seu disco, e “Milagres” presente no disco comemorativo do MPB4. Em sua trajetória como compositor, encontrou parceiros como Sérgio Natureza, Cristina Saraiva, Celso Viáfora, Socorro Lira, Roberto Didio, entre outros. Após o show, haverá um bate-papo entre o público e os artistas.
Show com Miguel Rabello no sábado – Fechando a programação da semana, no sábado (24) o cantor, violonista e compositor Miguel Rabello apresenta um show intimista com repertório autoral. Suas canções transitam entre MPB, samba e bossa nova. Miguel se destaca pela delicadeza de suas interpretações e pela poesia que permeia suas canções. Sua música é uma verdadeira celebração da riqueza e diversidade da música brasileira, com arranjos que ressaltam sua sensibilidade e autenticidade. Após o show, Rabello faz uma conversa sobre processos criativos na composição com interessados.
Miguel Rabello integra a cena musical carioca. Seu cancioneiro, construído em parcerias com os letristas Paulo César Pinheiro e Roberto Didio, está em parte registrado em seus quatro álbuns: “Meia volta” (com Luísa Lacerda, 2017), “Diferente” (com Breno Ruiz, 2019), “Na caravana de fazer canções” (2021) e “Ciclo de poder” (2023).
Os álbuns foram gravados na Casa do Choro (RJ) e lançados pela Acari Records – e nas vozes de intérpretes como Renato Braz, Áurea Martins, Amelia Rabello, Sérgio Santos e Alice Passos, entre outros. Como violonista, participou de inúmeros shows e gravações, incluindo trabalhos com Paulo César Pinheiro, Cristovão Bastos, Monica Salmaso, Dori Caymmi, Mauricio Carrilho, entre outros.
Miguel é finalista do Prêmio Profissionais da Música de 2025 na categoria Cantor e professor de canto e monitor de violão da Escola Portátil de Música.
Promoção e patrocínio – A Série Palcos Musicais 2025 prossegue até o dia 7 de junho, trazendo para Londrina shows e grandes nomes do cenário musical. O evento é uma realização da Artis Colegium Associação Cultural, com coordenação geral de Irina Ratcheva e curadoria de Paulo Vitor Poloni.
Conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC), e da Unimed Londrina. Tem ainda o apoio da AML Cultural, Espaço Villa Rica, Biblioteca Pública Municipal Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, UEL FM, CBN Londrina, Mundo Livre FM, Folha de Londrina, O Londrinense, Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Casa Farrapos, Hotel Crystal e Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel).