
O coletivo Odara apresenta neste sábado (2), às 19h30, a cena Preceitos e Memórias: a contemplação do corpo preto ao seu divino ancestral, na Vila Cultural Casa da Vila (Rua Uruguai, 1.656). A atividade contará com intérprete de Libras e a entrada é gratuita.
O projeto nasceu a partir da iniciativa de Northon Silva, em parceria com Camila Cristina, ambos atores e pesquisadores de cena, com o objetivo de homenagear os ancestrais e refletir sobre a relação de Silva com sua avó paterna, dirigente de um terreiro de Umbanda em sua cidade natal.
“Foi uma pesquisa para o trabalho de conclusão de curso. Convidei a Camila para vivenciar essa cena comigo. ‘Preceitos e Memórias’ tem como base a religião de matriz africana, onde os conhecimentos são transmitidos oralmente. Criamos a cena com o intuito de compartilhar esses preceitos, memórias e vivências com outras pessoas que também se identifiquem, mesmo que não sigam a religião, mas que se conectem com essa troca e com a ancestralidade”, explicou Silva.
A circulação do espetáculo começou em março deste ano, dentro da 19ª Mostra de Teatro e Circo da Divisão de Artes Cênicas da UEL. Desde então, a cena já foi apresentada na recepção dos calouros do curso de Artes Cênicas, no Norte Cultural, e na celebração do Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha (25 de julho), promovida pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UEL (Neab).
Após o evento deste sábado (2) na Casa da Vila, o projeto segue com apresentações no Instituto Federal do Paraná (IFPR) e no Ilé Àse Àlàyé, para o público da casa. Cada sessão tem, em média, 25 minutos de duração.
“Tivemos apresentações tanto numerosas quanto intimistas, e cada uma trouxe novas perspectivas. Até a última apresentação, teremos mudanças. As pessoas têm comentado que a cena cresceu muito, embora mantenha sua essência. No Ilé Àse Àlàyé, queremos contar a mesma história, mas de uma forma diferente”, adiantou o ator e pesquisador.
O coletivo Odara surgiu a partir da inscrição da cena na Lei de Incentivo à Cultura Paulo Gustavo, pela qual o projeto foi aprovado. Além de Northon Silva e Camila Cristina, o grupo conta com Lekún na produção executiva e Luís Sandrim, responsável pela iluminação e também pela produção executiva. E a Casa da Vila é patrocinada pela Secretaria Municipal da Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).
Programação
- 12/09 – Ilé Àse Àlàyé às 19h30
- 13/09 – NEABI/IFPR às 9h (para estudantes).
- Para mais informações acessar o perfil do Coletivo Odara.