Tempo em Londrina-PR Londrina 17 º
  • Dólar 5.4869
  • Euro 6.37349

AO VIVO | 90.1

Facebook do TribunaFM Instagram do TribunaFM Whatsapp do TribunaFM
loading-icon
Conscientização

Londrina realiza ações no Agosto Lilás para combate à violência contra as mulheres

A relevância do Agosto Lilás é estimular a reflexão sobre os impactos da violência contra a mulher na sociedade

DA REDAÇÃO • 06/08/2025 às 9:47

Londrina realiza ações no Agosto Lilás para combate à violência contra as mulheres
A campanha que promove a conscientização e o combate à violência contra a mulher. - Divulgação

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), vai promover diversas atividades no Agosto Lilás, campanha que promove a conscientização e o combate à violência contra a mulher. Neste ano, iniciativa tem como foco intensificar as ações realizadas no âmbito do Projeto Com Elas nos Bairros, reunindo trabalhos realizados diretamente nos territórios pela equipe técnica do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CAM) e da Casa Abrigo Canto de Dália (CACD), com o intuito de facilitar o acesso e o alcance das mulheres.

A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Marisol Chiesa, destacou a relevância do Agosto Lilás para estimular a reflexão sobre os impactos da violência contra a mulher na sociedade e unir esforços para transformar essa realidade. “É de fundamental importância que todas as mulheres, em todas as regiões de Londrina, nas áreas urbana e rural, saibam que a SMPM possui serviços especializados e gratuitos de orientação jurídica, psicologia e serviço social ofertados às mulheres em situação de violência doméstica e familiar, seja ela física, psicológica, moral, sexual ou patrimonial. A Secretaria conta com uma equipe qualificada para atendê-las e ajudá-las a romper o ciclo da violência”, enfatizou.

Entre as ações do Agosto Lilás estão rodas de conversa nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), com foco na discussão de diferentes formas de violência doméstica contra a mulher. A programação ainda inclui a apresentação e divulgação dos serviços que compõem a rede de atendimento. Durante os encontros, será oferecida acolhida inicial às mulheres que desejarem atendimento no local, além do agendamento para continuidade no CAM. As rodas de conversa serão realizadas no CRAS Norte A, no dia 13 de agosto, às 8h30; no Centro A, no dia 20, às 14h; no CRAS Rural Eli Vive Lerroville, no dia 25, às 10h; e no CRAS de Guairacá, no dia 27, às 14h30.

No dia 13, será realizada uma reunião com as representantes dos serviços da Rede Intersetorial do CRAS Norte A, para fortalecer a rede de atendimento e proteção das mulheres em situação de violência. A ação contará com a participação da juíza titular do 1º Juizado de Violência doméstica e Familiar, Claúdia Andrea Bertolla Alves. A reunião será realizada na Escola Municipal América sabino, das 8h30 às 11h.

Dentro da programação do Agosto Lilás haverá, também, uma palestra e oficina com as mulheres atendidas pelo CAM, no dia 12, às 14h, com o tema “Defesa Pessoal”. O encontro ocorrerá na sede do CAM, na avenida Santos Dumont, 408.

E no dia 15, das 8h30 às 11h, a reunião da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica, Familiar e Sexual contra as Mulheres terá como tema “Os 19 anos da Lei Maria da Penha e atuação dos Juizados e Promotorias especializadas no enfrentamento à violência doméstica contra as mulheres”. A reunião será no auditório do Ministério Público, na rua Capitão Pedro Rufino, 605, e contará com a apresentação do trabalho realizado pelas magistradas dos 1º e 2º Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulheres e pelos promotores de justiça das 29ª e 30ª Promotorias de Justiça de Londrina.

A programação do Agosto Lilás também inclui duas atividades em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), voltadas à sensibilização da comunidade escolar sobre o tema da prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres. As palestras têm como público-alvo a direção, coordenação, supervisão, docentes e demais profissionais que podem atuar como multiplicadores no combate e conscientização sobre a violência doméstica, bem como incentivar a inclusão do tema nas práticas pedagógicas.

No dia 19, das 9h às 10h30, o trabalho será realizado na Escola Municipal Ruth Lemos, no Conjunto Habitacional Luiz de Sá; e no dia 21, no mesmo horário, na Escola Municipal Escola Municipal América Sabino, no Vista Bela. Participarão a juíza titular do 2º Juizado de Violência doméstica e Familiar, Adriana Carrilho Danna Persiani, e a Patrulha Maria da Penha do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Londrina, com a soldado Kelly Vanessa da Mota Castagnaro. As reuniões nas escolas municipais e nos CRAS são de natureza continuada, por isso, outros encontros estão programados para ocorrer durante o segundo semestre.

No dia 27, das 14h às 15h30, a secretária municipal de Política para as Mulheres, Marisol Chiesa, participará do painel “Governar com Perspectiva de Gênero: desafios e compromissos no enfrentamento ao feminicídio”, durante o III Simpósio sobre Feminicídios, promovido pela UEL.

As atividades do simpósio prosseguirão nos dias 28 e 29 de agosto de 2025, com a participação de representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e da Rede. A participação do CMDM será no dia 28, das 14h às 15h30, no Painel “Controle e Compromisso: o papel das instituições na prevenção e responsabilização do feminicídio”. A conselheira municipal, Elza Correia, representará o CMDM como participante do painel. Clique aqui para conferir a programação completa do simpósio.

A programação da campanha inclui, ainda, palestras sobre prevenção e enfrentamento à violência e os serviços de atendimento à mulher para colaboradoras da Irmandade da Santa Casa de Londrina (Iscal) e para alunos do curso de enfermagem da Universidade Unicesumar.

Sobre o Agosto Lilás – Em Londrina, a Lei 13.324/2021 instituiu o dia 7 de agosto como o Dia do Agosto Lilás, uma data simbólica dedicada à conscientização e ao enfrentamento da violência doméstica contra as mulheres. A escolha da data faz referência à sanção da Lei Maria da Penha (Lei 11.340), em 7 de agosto de 2006, um marco histórico no combate à violência contra a mulher no Brasil.

No âmbito estadual, a Lei 19.972, de 22 de outubro de 2019, instituiu a Semana de Agosto Lilás, voltada à promoção de ações de prevenção, conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher, além da divulgação da Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006 – a Lei Maria da Penha.

TAGS:

Leia mais