
O triatleta londrinense Marcos Antônio da Silva conquistou, na última sexta-feira (27), a medalha de bronze no Campeonato Mundial de Aquathlon, na categoria por idade 55-59 amador. A prova integrou o Mundial de Multiesportes, que reuniu representantes de diversos países e foi disputado entre os dias 20 e 29 de junho, em Pontevedra, na Espanha. Para chegar ao pódio, o atleta da Associação Triatlética Londrinense (Atril) precisou superar 1.000 metros de natação e 5 km de corrida.
Nas competições de aquathlon, os atletas completam as etapas de natação e corrida, sem o ciclismo, sendo cronometrado o tempo total, incluindo a transição entre as modalidades. Silva concluiu a prova em 38 minutos, tempo que lhe garantiu a 3ª colocação na sua categoria.
O londrinense precisou fazer uma prova de recuperação, saindo da água em 5º lugar e conquistando a 3ª colocação durante a corrida. “Na natação não fiquei entre os primeiros, então tive que fazer uma corrida de recuperação, o que me desgastou bastante. Precisei buscar os adversários e consegui ultrapassá-los, dando toda a energia possível”, relatou.
Disputando pela primeira vez um campeonato mundial, Silva celebrou o feito com entusiasmo. “Quando o resultado foi confirmado, fiquei muito satisfeito, porque acredito que esse tenha sido o campeonato mais difícil que já participei. Foi minha estreia em um mundial, enfrentei adversários muito alinhados com o meu rendimento, mas consegui impor o meu ritmo”, afirmou.
Para o triatleta e presidente da Atril, Wilson Oliveira Paulino, as expectativas são positivas para a próxima edição do Mundial de Multiesportes, marcada para 2026, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. “As expectativas são grandes para o próximo mundial, principalmente porque temos obtido ótimos resultados no cross triathlon, além de boas chances também no triathlon sprint. Com incentivo, poderemos conquistar grandes resultados novamente”, frisou.
A Atril recebe patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), gerido pela Fundação de Esportes (FEL).
Com a conquista em Pontevedra, Silva encerrou a participação dos representantes londrinenses na competição. Além dele, os também atletas da Atril Adeluci Moraes e Francisco Viana participaram do torneio.
Moraes competiu na categoria duathlon sprint por idade 50-54. Ela percorreu 5 km de corrida, seguidos por 20 km de ciclismo e, ao final, mais 2,5 km de corrida, conquistando a nona colocação em sua modalidade. Já Viana participou da categoria duathlon standard por idade 35-39 amador. O triatleta enfrentou 10 km de corrida, 40 km de ciclismo e mais 5 km de corrida, garantindo o título mundial na sua categoria.