Tempo em Londrina-PR Londrina 28 º
  • Dólar 4,86
  • Euro 5,32

AO VIVO | 90.1

Facebook do TribunaFM Instagram do TribunaFM Whatsapp do TribunaFM
ARTISTAS

Simply Red

DA REDAÇÃO • 06/12/2023 às 10:24


		Simply Red
Imagem/Divulgação

Na era pós punk de 1984 , das ruas e clubes de Manchester, no Reino Unido, surgia Simply Red, e em 12 meses estava nas paradas britânicas.

A formação original era composta pelo cantor Hucknall, baixista Tony Bowers, baterista Chris Joyce, guitarrista Dave Fryman, tecladista/cantor Fritz McIntyre e baixista Tim Kellet e eles se tornaram frequentadores regular do circuito de clubes, e logo chamou a atenção dos caçadores de novos talentos.

O guitarrista Sylvan Richardson substituiu Dave Fryman durante o primeiro álbum Picture Book, lançado em outubro de 1985 e subiu para o número dois graças ao sucesso do top 20 do sucesso de estreia “Money, Too Tight (Too Mention)”.

Foi uma música que Hucknall escreveu em seu quarto que anunciou a chegada de Simply Red no grande momento. Enquanto o Picture Book chegou ao top 20 dos EUA, “Holding Back The Years” chegou ao topo da parada de singles americanos em julho de 1986, enquanto no Reino Unido a faixa subiu para número dois.

O segundo álbum de Simply Red, Men and Women, de 1987, traz influências do funk. O compositor veterano da Motown, Lamont Dozier, foi co-autor de duas faixas com Hucknall para o álbum.

No top 40 da Europa e América do Norte, o single principal do disco, " The Right Thing ", foi sucesso internacional

O material levou a banda de volta à estrada e, após grandes turnês no Reino Unido, Europa e América, eles abriram novos caminhos na Austrália, Japão e Nova Zelândia. De fato, em 1987, o Simply Red passou quase nove meses na estrada, tocando impressionantes 120 shows ao vivo.

Em fevereiro de 1989, foi lançado o terceiro álbum de Simply Red, A New Flame.

No topo da parada de singles dos EUA, pela segunda vez, Simply Red fica ao lado de outros artistas britânicos como John Lennon, David Bowie e Queen.

O novo disco que vendeu um milhão no Reino Unido e mais de 6 milhões no mundo, também anunciaram a mudança da banda de datas de clubes e teatros para grandes arenas, incluindo tocar para 60.000 pessoas em São Paulo, Brasil.

Stars foi o primeiro álbum a apresentar uma coleção de músicas escritas inteiramente por Hucknall e, enquanto oito foram trabalhos solo, dois foram criados com o membro da banda McIntyre.

O disco liderou a parada de álbuns em cinco ocasiões separadas por um total de 12 semanas, passou 134 semanas na parada, foi o álbum mais vendido em 1991 e 1992 e ganhou a banda BRIT Awards e World Music Awards de Melhor Álbum.

Em 1995, o álbum Life tornou-se o terceiro líder de paradas sucessivas de Simply Red e anunciou uma mudança na formação da banda quando Kellet e Ward saíram e as estrelas do reggae Sly Dunbar, Robbie Shakespeare e Bootsy Collins aumentaram a formação regular no estúdio de gravação.

Finalmente, o Simply Red também conquistou o indescritível primeiro lugar na parada de singles do Reino Unido, graças a “Fairground”.

Em 24 de março de 2003, a banda lançou o Home, uma mistura de músicas e covers originais, incluindo uma versão de " You Make Me Feel Brand New ", do The Stylistics , que alcançou o sétimo lugar no Reino Unido. O álbum foi Double Platinum no Reino Unido, Gold no Canadá e Platinum na Europa.

Em 13 de outubro de 2005, seguiu Simplified , principalmente um álbum de versões simplificadas de seus hits clássicos. O single "Perfect Love" alcançou o número 30 nas paradas do Reino Unido, o top 30 final da banda.

A turnê a "Big Love Tour 2015", estreou em 20 de outubro de 2015 em Odense , na Dinamarca, continuou em 2016 como a "Big Love Tour 2016" e terminou em 26 de agosto de 2016 no Summerdays Festival em Arbon, na Suíça.

Em 19 de abril de 2015, a banda anunciou que lançaria um novo álbum de estúdio (também) chamado Big Love, contendo 12 novas faixas. O material chegou às lojas em 29 de maio de 2015.

Em 11 de novembro de 2016, o Simply Red embarcou em Dublin, na Irlanda, na turnê "25 Years of Stars Live", comemorando o 25º aniversário do lançamento de Stars, tocando ao vivo no palco todo o álbum em sua ordem de execução original.

O décimo segundo álbum de estúdio da banda, Blue Eyed Soul chega às lojas em 8 de novembro de 2019.

Com informações de antena 1

Relacionados