
Visando promover a democratização da cultura, arte e tradições populares, a Vila Cultural Alma Brasil realiza, a partir de segunda-feira (9), o projeto “Oficinas da Alma”. São ofertadas seis oficinas gratuitas, nas linguagens de jogos e brincadeiras, capoeira contemporânea, bumba meu boi, xilogravura, canto popular e capoeira angola (mais detalhes abaixo).
As atividades serão realizadas de segunda a quinta-feira, em diferentes horários, e os interessados podem se inscrever até sábado (7) através do formulário on-line. O projeto foi pensado para atingir um amplo público, desde alunos do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental, principalmente alunos da rede municipal, em horário de contraturno até pessoas com deficiência e pessoas idosas. A Vila Cultural Alma Brasil fica na Rua Argentina, 693, Vila Brasil.

As Oficinas da Alma contam com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, do Governo Federal, viabilizados pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná. Já a Vila Cultural Alma Brasil recebe patrocínio da Prefeitura de Londrina, através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), gerido pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC).
Conforme a programadora de comunicação da Vila Cultural Alma Brasil, Naná Souza, as atividades serão realizadas até o início de 2026, sendo que algumas oficinas terão uma única turma durante todo o período enquanto outras oferecerão cursos de duração mais curta.
Souza destacou que duas das oficinas são inéditas no espaço, com ministrantes que atuarão lá pela primeira vez. “A primeira é a Jogar Dentro, voltada principalmente para as crianças e com foco na criação de jogos e brinquedos a partir de materiais recicláveis. A outra é a oficina de capoeira angola com a contramestra Maré; ela é uma contramestra muito conceituada, de Maringá, e que vai ministrar essa atividade durante todo o projeto. Ou seja, teremos uma oficina de capoeira de longa duração conduzida por uma mulher”, disse.
Ainda segundo a programadora, já fazia vários anos que o espaço não realizava um ciclo de oficinas, algo que foi possibilitado agora pela Política Nacional Aldir Blanc. “Temos tido muita receptividade e inclusive algumas das oficinas já estão com as vagas esgotadas. Isso é muito bacana, especialmente considerando o foco do projeto na cultura popular”, realçou.
Programação de oficinas:
Segunda-feira:
- Jogos e Brincadeiras por Jogar Dentro – 15h, público infantil.
Terça-feira:
- Capoeira Contemporânea por Dani Pinguim – 9h – público geral.
- Bumba Meu Boi por Grupo Estrela da Vila – 18h30 – público geral.
Quarta-feira:
- Oficina de Xilogravura por Nós da Madeira – 19h – público geral.
Quinta-feira:
- Oficina de Canto Popular por Isabela Lorena – 14h – público geral.
- Oficina de Capoeira Angola por Contramestra Maré – 19h – público geral.