
Uma das festas mais aguardadas da região começa neste final de semana e promete movimentar o Parque Ney Braga Eventos (Avenida Tiradentes, 6.275). A 21ª edição do Londrina Matsuri – o Festival da Primavera – abre nesta sexta (5), e vai até o domingo (7). Além de celebrar a cultura oriental, nesta edição o Londrina Matsuri 2025 (LM 2025) comemora também os 130 anos da amizade Brasil – Japão. A expectativa de público, segundo os organizadores, é de 27 mil pessoas.
A organização do evento é do Grupo Sansey, entidade cultural e beneficente, sem fins lucrativos e formada por jovens com o objetivo de preservar, difundir e integrar a cultura oriental entre os brasileiros, através da música, dança, oficinas, workshops, tecnologia e gastronomia. O Londrina Matsuri 2025 conta com a Prefeitura de Londrina entre seus apoiadores.
A abertura oficial do LM 2025 está programada para às 19h, no sábado (6), no palco Sakura, com a participação do Cônsul-Geral do Japão, autoridades, convidados e organizadores, e a apresentação da Banda Marcial da Guarda Mirim de Londrina. Na sequência, às 19h40, o Grupo Sansey faz o show de abertura com yosakoi soran, taiko e canto.
Segundo Carol Anami, da coordenação do Grupo Sansey, a edição de 2025 traz diversas novidades, entre elas o show da cantora japonesa Nanase Aikawa, que celebra 30 anos de carreira e sucesso. A artista estará presente com banda própria, na companhia do compositor e guitarrista Tetsuro Oda, no sábado, às 20h30. Nanase, após conhecer o Grupo Sansey, compôs a música “Watshoy!” especialmente para o Matsuri Dance – estilo de dança criado no estado do Paraná – que divulga diversas músicas da cantora. O show também comemora os 130 anos do “Tratado de Amizade Brasil e Japão”.
Outra novidade fica por conta da presença de Cesar Yukio, vencedor do primeiro MasterChef voltado para o universo das confeitarias. Ele participa do 5º Nikkei Deai, no domingo às 11h30 com um bate-papo no Palco Sakura e também às 17h no palco Himawari. Yukio atenderá fãs e autografará seu livro “Do Mundo ao Japão”, entre 14h e 16h no Pavilhão Cultural. Além disso, o “Beco dos Artistas” acontece pela primeira vez e traz mais de 20 artistas independentes para expor e vender seus trabalhos apresentando produtos criativos e autênticos. Alguns artistas do Beco também participarão do “Arte com a Galera” para interagir com o público, no palco Himawari, na sexta a partir das 19h.
Os ingressos para o evento serão R$ 14 a inteira e R$ 7 a meia-entrada. O horário de funcionamento nos três dias será das 10h às 23h. A programação detalhada e as regras de acesso do 21º Londrina Matsuri podem ser vistas no site www.gruposansey.org.br e no perfil de Instagram @londrinamatsuri.
Mais de 60 atrações em arte e cultura
A todo momento, uma nova atividade se inicia mostrando a tradição e a cultura pop oriental, com mais de 60 atrações variadas, incluindo performances tradicionais e contemporâneas, nos dois palcos do Londrina Matsuri (Sakura e Himawari). Neste último, estará o Matsuri Games.
Ao longo destes anos, o Londrina Matsuri tem mantido em sua programação desfiles e concursos com premiações para os cosplayers. Para o coordenador geral do evento, Luiz Shiroma, a presença deste público, hoje febre nacional que conquistou um importante espaço na cultura geek, vem dando um colorido especial ao LM. A prática tem o incentivo dos organizadores do evento, com acesso livre para quem for de cosplay, assim como com trajes típicos orientais, sejam trajes japoneses, coreanos ou chineses. Na programação, as atividades dirigidas aos jovens são muitas, como o Desafio JoKenPo, Encontro ShowTime, máquinas de pelúcia e fliperamas, entre outros.
O tradicional Festival de Bon Odori (dança interativa), que conta com a participação de dezenas de entidades da região – principalmente de idosos –, reúne em média 600 pessoas e é considerado um dos maiores festivais deste gênero no país. A tradição também está representada nos grupos de taikos (tambores orientais), entre eles o Ryukyu Koku Matsuri Daiko – tambores de okinawa; no Yosakoi Soran (dança contemporânea caracterizada pela alegria e energia); e no Matsuri Dance (dança desenvolvida no Paraná, em que o público pode participar, dançar e aprender as coreografias na hora). O evento também traz teatro, canto e artes marciais
Oficinas gratuitas atraem todas as idades
As oficinas de cultura oriental, acompanhadas de uma exposição, são realizadas diariamente e o público pode participar gratuitamente com inscrições feitas na hora. O 21º LM terá nove ilhas com diversas atividades.
Entre as oficinas estão: Exposição e Oficina de Origami (dobradura de papel), com Yuji Matsubara (PR); Exposição e Oficina Sumi-ê (pintura japonesa), Shiba Sey Suely (SP); Exposição e Oficina de OriNuno (origami em tecido), com Thais Kato (SP); Exposição e Oficina de Sashiko, (bordado japonês funcional), Marisa Inumaru Mallmann (SC); Exposição e Oficina de Kirigami (dobradura em papel arquitetônica – 3D), Patrícia Yano (SP); Exposição e Oficina de Mizuhiki (cordões finos e delicados em nós, que envolvem envelopes para eventos especiais), com Sandra Harumi Yagura (SC); Exposição e Oficina de Shodô (caligrafia japonesa), Elcio Yokoyama (SP); Oficina e Caricatura em Mangá, da Escola de Mangá Japan Sunset (SP); Interativo e Oficina de Mágica, com o Mágico Sayuki Satake (PR).
Gastronomia oriental, feiras e tecnologia
O Londrina Matsuri 2025 apresenta uma ampla área comercial com cerca de 150 estandes, com produtos variados e uma verdadeira festa da culinária oriental, na praça da alimentação, com restaurantes e espaços de Londrina, região e também de outros estados. Destaque para a 9ª Feira de Tecnologia, uma realização em parceria com o SESI/SENAI/FIEP; a 14ª Feira da Rosa do Deserto, entre outras atrações. A cerimônia de premiação do 13º Concurso Meio Ambiente – Melhores Práticas – parceria entre o Londrina Matsuri e a Secretaria Municipal de Educação – será no domingo (7), às 20h30, no palco Himawari. O evento contará com o “Espaço Kodomo”, o espaço para crianças administrado pela Fecomércio, além do Espaço PetShop já tradicional no Londrina Matsuri.