Tempo em Londrina-PR Londrina 20 º
  • Dólar
  • Euro

AO VIVO | 90.1

Facebook do TribunaFM Instagram do TribunaFM Whatsapp do TribunaFM
loading-icon
Saúde e Conscientização

“Setembro Lilás” inicia com exibição de curta e roda de conversa sobre Alzheimer

O filme retrata a relação entre um pai e seu filho diante dos desafios da doença

DA REDAÇÃO • 14/08/2025 às 10:29

“Setembro Lilás” inicia com exibição de curta e roda de conversa sobre Alzheimer
Filme "Meu Superman" será exibido na abertura do Setembro Lilás. Divulgação/ INME

O curta-metragem Meu Superman abre a programação do Setembro Lilás em Londrina, campanha dedicada à conscientização sobre a Doença de Alzheimer. Estrelado por Moacyr Franco e Emmilio Moreira, o filme retrata a relação entre um pai e seu filho diante dos desafios da doença, que afeta não apenas a memória, mas também a linguagem, a orientação, o comportamento e outras funções cognitivas.

A sessão será realizada no dia 4 de setembro, às 19h30, no Espaço Villa Rica (Rua Piauí, 211, Centro). Em seguida, haverá uma roda de conversa com a participação do diretor do filme, Alexandre Estevanato, o médico geriatra Marcos Cabrera, a psicóloga Luciana Gusmão e a fundadora do Instituto Não Me Esqueças, Elaine Mateus, que é também presidente da Federação Brasileira das Associações de Alzheimer (Febraz).

Os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla com valor de R$ 40,00 e meia-entrada de R$ 20,00. A arrecadação será destinada às ações da campanha e à manutenção dos serviços gratuitos oferecidos pelo Instituto a famílias que convivem com a condição.

Para Elaine Mateus, o evento é uma oportunidade de sensibilizar o público e ampliar o debate sobre a doença. “O Setembro Lilás é um chamado para que a sociedade olhe de frente para o Alzheimer, sem medo e sem estigma. Queremos abrir conversas e mostrar que é possível viver com mais qualidade mesmo após o diagnóstico, desde que haja informação, inclusão e respeito. A arte, como no curta Meu Superman, nos ajuda a criar empatia e a lembrar que, por trás de cada diagnóstico, existe uma história de vida que merece ser valorizada”, contou.

O cineasta Alexandre Estevanato ressaltou que a produção do curta se baseou em escolhas criteriosas e sensibilidade a cada etapa. “Produzir filmes que trazem cargas emocionais relacionadas a temas sensíveis como a doença de Alzheimer requer uma responsabilidade social enorme. Então, desde a construção do roteiro, passando pela escolha dos atores e minha forma de dirigir o filme, tudo foi pensado com muito respeito e pesquisa. Meu Superman nasceu da necessidade de mostrar ao mundo o amor entre pai e filho, mesmo em uma situação adversa da vida. O amor que esse filho recebeu em sua vida agora é retribuído em forma de atenção e presença ao seu pai, que, sobretudo nesse momento, precisa de um amparo muito especial”, detalhou.

Setembro Lilás em Londrina

A exibição de Meu Superman é apenas o início de uma agenda que vai movimentar Londrina ao longo de setembro. Estão previstas palestras com médicos especialistas e um grande encontro no dia 21 (domingo), a partir das 7h, no Aterro do Lago Igapó, com teste de rastreio cognitivo, oficinas de estimulação, vivência sensorial, apresentações artísticas, gincana e outras atividades.

Exceto pela sessão de cinema na abertura, todas as demais atividades serão gratuitas. A proposta é ampliar o conhecimento sobre prevenção e cuidado em demências. Reconhecer sintomas e buscar ajuda nos estágios iniciais, com terapias medicamentosas e não medicamentosas, pode preservar a qualidade de vida por mais tempo. Mais informações pelo WhatsApp (43) 99155-5747.

A iniciativa conta com apoio da Secretaria Municipal do Idoso e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI).

TAGS:

Leia mais