Tempo em Londrina-PR Londrina 29 º
  • Dólar 5.6439
  • Euro 6.36537

AO VIVO | 90.1

Facebook do TribunaFM Instagram do TribunaFM Whatsapp do TribunaFM
loading-icon
Educação Ambiental

Sema faz ação educativa e de plantio com alunos da APAE

O projeto trabalha diferentes eixos de atividades, incluindo ações voltadas à sustentabilidade, ao empreendedorismo e à cidadania

DA REDAÇÃO • 19/05/2025 às 9:07

Sema faz ação educativa e de plantio com alunos da APAE
A ação de plantio na zona leste de Londrina ainda contribuiu para a ampliação da arborização urbana naquela localidade. SEMA/Divulgação

Na manhã da última quinta-feira (15), a praça Cecília Tofano, no Jardim Aragarça, região leste de Londrina, foi movimentada com uma atividade diferente para incentivar as boas práticas sustentáveis. A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) e os alunos da APAE Londrina que participam da Cooperativa Mirim “Mãos que Transformam”, desenvolveram em conjunto o plantio de mudas de árvores das espécies Ipê Amarelo, Ipê Branco e Ipê Rosa.

Por meio da iniciativa, oito árvores foram plantadas por 14 alunos deste projeto, com idades entre 13 e 40 anos, todos com deficiência intelectual e alguns deles com múltiplas deficiências, entre pessoas cadeirantes ou com mobilidade reduzida.

O trabalho ocorreu na praça que fica entre as ruas Josefina Filoco e Seigo Odá, próximo ao final da avenida Robert Koch, sob orientação de uma equipe da Assessoria de Educação Ambiental e do Viveiro Municipal de Londrina.

Essa atividade foi articulada a partir da sugestão da professora Marcela Sanches Esper Kallas, da APAE, que atua como educadora e orientadora na Cooperativa Mirim “Mãos que Transformam”. O projeto trabalha diferentes eixos de atividades, incluindo ações voltadas à sustentabilidade, ao empreendedorismo e à cidadania, baseados nos princípios do cooperativismo. Foi constituído em novembro de 2024 e é mantido pelo Sicoob Ouro Verde e APAE Londrina (mais detalhes abaixo).

Além de promover a conscientização ambiental e estimular o hábito de práticas sustentáveis entre os participantes, a ação de plantio na zona leste de Londrina ainda contribuiu para a ampliação da arborização urbana naquela localidade.

Segundo Marcella Sanches, a experiência dos membros da cooperativa acerca do plantio foi extremamente positiva e transformadora. “Tal vivência não apenas contribuiu para seu aprendizado educacional, mas também os ajudou a desenvolver habilidades sociais e emocionais importantes para sua formação como cidadãos conscientes. O envolvimento deles foi excelente, todos participaram ativamente, desde a preparação do solo até o plantio das mudas. A ação junto à Sema foi maravilhosa, refletindo sobre a importância das árvores para o meio ambiente. Eles abordaram discussões com os cooperados sobre os benefícios das árvores, como a purificação do ar e a conservação da biodiversidade”, destacou.

Para a servidora da Sema, integrante da Assessoria de Educação Ambiental, Maitê Motta, a atividade junto à Cooperativa Mirim da APAE representa inclusão, cidadania e respeito à diversidade. “Ao envolver os alunos da APAE nesse gesto simbólico e também concreto de cuidado com a natureza, mostramos que todos temos um papel importante na construção de um futuro mais sustentável. É uma iniciativa que une o meio ambiente à inclusão social, reforçando que sustentabilidade se faz com participação e pertencimento”, pontuou.

A coordenadora do Viveiro Municipal de Londrina, Sirlei Souza, que também participou do momento do plantio, contou que os alunos atendidos pelo projeto demonstraram muita atenção às orientações e carinho ao realizar a atividade. “Nós levamos as mudas de ipês coloridos, falamos sobre as espécies e a beleza das árvores e suas lindas flores, mostramos como se planta. Por serem alunos especiais, alguns tiveram um pouco de dificuldade, mas receberam o suporte e conseguiram fazer cada passo. Duas das crianças comentaram que quando as árvores crescerem elas querem subir nelas para brincar, vimos de perto relatos muito bonitos”, disse.

Projeto Mãos que Transformam – O “Mãos que Transformam”, formalizado no final de 2024, entre Sicoob Ouro Verde e APAE Londrina, é a primeira Cooperativa Mirim no Brasil a ser feita em parceria com uma APAE. A atuação ocorre baseada em cinco objetivos principais: Empreendedorismo, Sustentabilidade, Educação, Educação Financeira e Princípios Cooperativistas. O perfil @cooper_maos_que_transformam no Instagram atualiza as novidades.

Essa é a terceira unidade de Cooperativa Mirim criada pelo Sicoob em Londrina, dentro de um programa nacional onde o Sistema de Cooperativas atua junto a instituições nacionais, tendo 50 cooperativas somente no Paraná. Em Londrina, as outras duas operam em parceria com a Guarda Mirim em Lerroville, atendendo crianças do assentamento do distrito.

A educadora Marcella Sanches enfatizou que a Cooperativa Mirim da APAE hoje atende 17 alunos da APAE Londrina. “Trata-se de um trabalho muito sério e importante para estimular o cooperativismo, incentivar o empreendedorismo e sustentabilidade, encorajando jovens e adultos com deficiência intelectual e múltiplas a desenvolverem competências, hábitos e atitudes alinhadas às demandas sociais e ambientais das comunidades onde estão inseridos”, descreveu.

No ano passado, os trabalhos da Cooperativa Mirim consistiram na organização do programa, envolvendo reuniões com os associados, definições metodológicas, troca de saberes e desenvolvimento de habilidades socioemocionais, discussão e montagem de estatuto, entre outras articulações internas, além de um Natal Solidário com arrecadação de brinquedos para crianças carentes.

Já em 2025 o planejamento é voltado para uma série de práticas durante o ano todo. O cronograma inclui trabalhos de empreendedorismo com oficinas voltadas à gastronomia, cultivo de plantas, confecção e tricô, entre outras experiências. No segmento sustentável, envolve o plantio de árvores (junto à Sema), visitas a cooperativas de reciclagem e conscientização com a comunidade, além de adoção de praça pública para manutenção de áreas da cidade.

O corpo de ações ainda abrange visita em lar de idosos e campanhas de arrecadação de itens diversos, visitas culturais e arrecadação de ração para ONGs que atuam com a proteção de animais.

TAGS:

Leia mais