
A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), lança nesta sexta-feira (13) o Programa Socioemocional, que será aplicado na Rede Municipal de Ensino e voltado a educadores e alunos. O evento, realizado a partir das 9h30, divulgará oficialmente a iniciativa para os gestores das unidades escolares municipais, das áreas urbana e rural. A ação será conduzida no Sesc Centro, localizado na rua Fernando de Noronha, 264.
Dentre os presentes, participarão do encontro todos os integrantes da equipe pedagógica da SME, a secretária municipal de Educação, Vania Costa, a articuladora do programa, Luzimar Ribeiro, que atua na pasta, e Fernanda Casagrande, gerente de Formação Continuada da Educação. Aproximadamente 250 pessoas são aguardadas para o evento.
A apresentação deste novo programa concretiza a incorporação, de forma estruturada, de ações integradas focadas no bem-estar emocional e desenvolvimento de competências como empatia, resiliência, cooperação e autocontrole dos estudantes e professores. O funcionamento é centrado em dois pilares: o “Diálogos”, direcionado aos alunos, e o “Vozes”, contemplando os docentes da rede.
Em um primeiro momento, a expectativa é que cerca de 160 unidades escolares sejam contempladas com as ações dos projetos, entre escolas municipais, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centros de Educação Infantil (CEIs) filantrópicos conveniados com a Prefeitura.
A proposta “Diálogos” será explorada para promover a formação integral dos estudantes do P4 ao 5º ano, visando trabalhar o desenvolvimento socioemocional dos alunos por meio da implementação sistemática dos círculos de diálogos. Os princípios e conceitos abordados foram estabelecidos a partir da Lei de Prática Restaurativa, conforme disposto na lei municipal nº 12.467/2016, a fim de fortalecer valores como empatia, respeito, responsabilidade e senso de pertencimento. Esse processo busca estimular a escuta ativa e o respeito e tolerância às diversas opiniões e vivências, criando espaços seguros para o diálogo e expressão de sentimentos.
Ainda na esteira da vertente “Diálogos”, a intenção com a aplicação das práticas é reforçar os laços entre os estudantes, professores e comunidade escolar em geral, proporcionando ambiente produtivo para o desenvolvimento de habilidades de autorregulação emocional e resolução pacífica de conflitos. Isso servirá para construir e consolidar relações mais saudáveis e aprimorar os processos de ensino-aprendizagem.
Por sua vez, o projeto “Vozes” busca colocar em perspectiva o círculo do diálogo com os professores, por meio das práticas restaurativas, acolhimento e escuta dos profissionais. Dessa forma, essa linha de trabalho oportuniza a expressão de ideias e sentimentos, fortalecendo vínculos entre as equipes e melhorando as habilidades socioemocionais.
Conforme a secretária municipal de Educação, Vania Costa, a intenção do projeto é propiciar às escolas ações integradas envolvendo alunos e professores, pensando em seu cuidado e acompanhamento, e trazendo valores como empatia, solidariedade e escuta ativa. “Nesse sentido, os educadores e estudantes podem ser mais ouvidos e se sentirem mais acolhidos, porque sabemos que a parte emocional merece atenção especial nas escolas. Queremos tratar disso junto à toda comunidade escolar, então o objetivo é promover essa maior integração de fato. A implantação do Programa Socioemocional da SME é, ainda, uma continuidade da formação continuada permanente para os professores e baseada nos princípios da Justiça Restaurativa”, contextualizou.
Segundo a gerente de Formação Continuada da SME, Fernanda Casagrande, o objetivo da SME é que toda a rede municipal de ensino seja contemplada pelo programa. A implantação será gradativa, iniciando por pequenos grupos de professores e alunos, já a partir de julho, conforme a disponibilidade das unidades escolares. “É importante compreender que, devido à complexidade de cada escola, se faz necessário respeitar o contexto escolar, então a aplicação evoluirá aos poucos, sendo um projeto para alcance maior a longo prazo. Estamos divulgando a iniciativa no evento desta sexta-feira (13) para gestores, depois para professores nas próximas semanas, e a intenção é que a prática já inicie nas escolas após isso”, informou.
Casagrande ressaltou que os projetos são baseados em dispositivos legais já existentes sobre Práticas Restaurativas nas escolas, mas trazendo novos elementos e adequações a cada realidade escolar. “A novidade vem, principalmente, no segmento cujo olhar é voltado aos professores, que precisam receber atenção e cuidados em sua rotina. E o projeto para os alunos fortalecerá atuações já em funcionamento e agregará novos aspectos e práticas para elevar ainda mais a qualidade do ensino. A fundamentação teórica apresenta as competências gerais para o desenvolvimento da educação socioemocional nas escolas, focando na expressão das emoções e sentimentos, e na prática do diálogo no contexto escolar”, completou.
No evento de lançamento do Programa Socioemocional, nesta sexta-feira (13), também haverá uma palestra ministrada por Tatiana Jordão Maia, do Sebrae, com o tema “Mural das Super Competências Empreendedoras”.
Metodologia – Para ambos os projetos do novo Programa Socioemocional para a rede municipal, a metodologia aplicada é fundamentada na Prática Restaurativa (lei municipal nº 12.467/2016), cuja finalidade é promover e difundir a cultura da paz e diálogo como mecanismos autocompositivos de resolução e manejo de conflitos no ambiente escolar.
Também encontra suporte na lei municipal nº 12.988/2019, referente à Mediação Escolar e à promoção da cultura da paz. Ainda tem por base alinhamentos às dez competências gerais para a educação básica, estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de 2017.