
A Mocidade Independente de Padre Miguel anunciou que vai homenagear Rita Lee no Carnaval de 2026. O enredo, intitulado “Rita Lee, a padroeira da liberdade”, foi revelado nesta quinta-feira (22), data em que se celebra o Dia de Santa Rita de Cássia — a mesma escolhida por Rita para comemorar simbolicamente seu aniversário, embora tenha nascido em 31 de dezembro de 1947, em São Paulo.
Para marcar o anúncio, a escola promoveu uma intervenção artística no centro do Rio de Janeiro. Réplicas gigantes dos óculos vermelhos usados por Rita foram instaladas em locais emblemáticos como os Arcos da Lapa, o Museu do Amanhã e o Largo da Carioca.
“Rita Lee representa um grito de independência musical, estética e de comportamento”, afirmou o carnavalesco Renato Lage, que retorna à Mocidade após desenvolver o desfile de 2025.
Compositora, cantora e símbolo da contracultura brasileira, Rita Lee morreu em maio de 2023, aos 75 anos. No Carnaval de 2026, seu legado será representado na Marquês de Sapucaí por uma das escolas mais tradicionais do Rio.
A verde e branco da zona oeste carioca será a primeira escola a desfilar na segunda-feira de Carnaval, marcada para o dia 16 de fevereiro de 2026. No desfile de 2025, a Mocidade terminou na 11ª colocação com 267,9 pontos.
Rita se junta a outros nomes já confirmados como enredos no próximo Carnaval, incluindo Ney Matogrosso (Imperatriz Leopoldinense), Rosa Magalhães (Acadêmicos do Salgueiro) e Mestre Ciça (Unidos do Viradouro).
Informações: Rolling Stone