
Nesta quarta-feira (02), inicia o Festival Quizomba de Culturas Tradicionais, em parceria com a Vila Cultural Alma e com a colaboração do Projeto Ruar. A programação, que se estende até domingo (06), traz para Londrina uma proposta de imersão nas celebrações juninas e julinas, além de prestar foco especial às contribuições fundamentais da cultura indígena e afro-brasileira, que compõem a tapeçaria dessas festividades populares.
O festival realiza sua primeira edição no ano de 2025 e, durante os cinco dias de duração, a programação contará com atrações culturais e musicais, oficinas, cineclubes e outras atividades dentro da temática do evento. A abertura será realizada nesta quarta-feira (2), às 19h, com apresentação do grupo Bumba Meu Boi Estrela da Vila. Haverá, ainda, a “Conversa para Nutrir”, com a comunicadora afroecológica Alene de Godoy, no Renata Lima Restaurante (Rua Professor Joaquim de Matos Barreto, 1.228), às margens do Aterro do Lago Igapó.
O Quizomba é realizado em parceria com a Vila Cultural Alma Brasil e, nesta edição, o evento ganha ainda mais força com a colaboração do projeto Ruar. A mantenedora do Ruar é a Vila Cultural Alma Brasil, entidade patrocinada pela Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). A iniciativa conta ainda com apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), via Copel, e parcerias com o Coletivo Quizomba Norte Cultural e a Fundação Nacional de Artes (Funarte).
A integrante da Vila Cultural Alma Brasil e gestora de comunicação do Ruar, Naná Souza, reforçou a importância da temática do festival. “O Quizomba completa 20 anos de existência em 2025 e um momento tão importante quanto das festas juninas, maior evento histórico do Quizomba, traz visibilidade e fortalece as ações de todos os parceiros. O festival potencializa as atividades já desenvolvidas pelo coletivo, sendo possível trazer mestres e mestras da cultura popular, uma gama muito maior de atividades e experiências coletivas para todos os públicos”, explicou.
A programação do evento contará com as já tradicionais oficinas formativas, que acontecem em dois dias, no Canto do MARL (Avenida Duque de Caxias, 3.241). Na sexta-feira (04), o grupo Bumba meu Boi Anjos da Guarda, de Maringá, irá compartilhar saberes dessa manifestação tradicional das festividades juninas no Maranhão. Já no sábado (5), a renomada Mestra Martinha do Coco, acompanhada de seu filho e instrumentista Heitor Leonardo, apresentará o Coco do Cerrado, marcando sua primeira apresentação em Londrina. Ambas as atividades são gratuitas, mas exigem inscrição prévia. Os interessados devem acessar o perfil no Instagram do coletivo Quizomba.
Outras atividades do festival também serão realizadas no Canto do MARL, projeto que conta com recursos federais por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), viabilizados pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC). E no domingo (6), o encerramento do evento será realizado no gramado em frente à Alma Brasil (Rua Argentina, 963).
Programação completa do Festival
02/07 | 19h – Abertura
Local: Renata Lima Restaurante – Rua Prof. Joaquim de Matos Barreto, 1228
Atrações: Abertura Cultural com Bumba meu Boi Estrela da Vila; “Conversas para Nutrir” com AfroEcológica – Alene de Godoy (“Sementes de Esperança: Cultivando Soberania e Tradição para colher Futuro”).
03/07 | 19h – CineClube Quizomba – Parceria com COCINE
Local: Canto do MARL – Avenida Duque de Caxias, 3241
Atrações: Exibição de Curtas: “Saberes da Nossa Terra”; Roda de Conversa com Coletivo COCINE.
04/07 | 19h – Oficina de Bumba meu Boi
Local: Canto do MARL – Avenida Duque de Caxias, 3241
Atrações: Boi Anjos da Guarda (Maringá).
Para participar desta atividade é necessário realizar inscrição prévia. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas diretamente no perfil do Instagram do Coletivo Quizomba.
05/07 | 15h – Vivência com a Mestra Martinha do Coco (DF)
Local: Canto do MARL – Avenida Duque de Caxias, 3241
Atrações: Encontro único com Mestra Martinha do Coco e seu filho o instrumentista, Heitor Leonardo, na oficina: “O Coco do Cerrado, do Paranoá para o mundo – diálogos em movimento”.
Para participar desta atividade é necessário realizar inscrição prévia. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas diretamente no perfil do Instagram do Coletivo Quizomba.
06/07 | 15h30 – Encerramento Cultural
Local: Gramado em frente à Vila Cultural ALMA – Rua Argentina, 963
Atrações:
15h30 | Abertura
Durante todo evento: Feirinha da Economia Criativa
16h – 18h | Quizombinha
18h – 21h | Recreação Infantil
17h – 18h15 | DJ Dan Black
18h15 – 19h45 | Forró Pé de Nuvem
19h45 – 20h15 | DJ Dan Black
20h15 – 21h15 | Show da Mestra Martinha do Coco