
Nesta quarta-feira (17), o projeto Quartas Criativas apresenta a história “Quero Meu Chapéu de Volta”, de Jon-Klassen. Ministrada pela professora Renata Suzue, a contação terá duas sessões, às 10h e às 14h30, ambas na Biblioteca Especializada Infantil (Praça 1º de Maio, 110, Centro). Voltada para crianças, a ação tem entrada gratuita e não há necessidade de inscrição prévia.
A história gira em torno do sumiço do chapéu de um urso. Interpelando os animais que encontra, o protagonista acaba vendo seu chapéu vermelho e pontudo na cabeça do coelho e dá um jeito de recuperá-lo. O livro acompanha a busca do urso, com ilustrações extremamente expressivas e pouquíssimas palavras.
Segundo a professora responsável pela contação, Renata Suzue, a obra é um livro-álbum, uma novidade para muitas pessoas. O objetivo é trazer um novo repertório para as crianças e não ficar somente nos clássicos, apresentando diversidade de gêneros e estilos. Durante a narração, serão utilizados elementos para ambientar a história, enriquecendo o momento.
“A história não é óbvia. Os acontecimentos vão se complementando junto às imagens. É um gênero textual riquíssimo, de um escritor muito premiado. Os livros dele são impactantes, e esse é um livro super democrático, para todas as idades, com uma riqueza visual muito bonita. É uma história muito intimista, que pede um momento de proximidade para captar os detalhes”, disse Suzue.
Após a contação, será oferecida aos participantes uma oficina de dobradura, ficando sob a responsabilidade deles levar papel de origami ou papel de dobradura e materiais como lápis de cor e canetas.
“Vamos, a princípio, fazer um chapéu, mas é uma atividade onde a criatividade é livre. Muitas crianças, às vezes, trazem coisas diferentes, montam um chapéu muito original, melhor que a proposta. Na dobradura, as crianças podem texturizar o papel antes de pintar. Depois que terminamos, podemos brincar e interagir. As crianças gostam bastante”, complementou Suzue.
A pedagoga disse que o projeto tem reunido um público de aproximadamente 30 pessoas por sessão e que os pais e escolas têm participado frequentemente. “Temos um público fiel e grupos de agendamento das escolas. Participam muitos bebês, que eu vi crescendo com o tempo. Teve uma criança que veio em outras contações e comparou um livro com outro, então deu pra notar que o repertório dele se ampliou. Percebe-se que as crianças que frequentam a biblioteca, seja por incentivo da família ou da escola, têm um outro olhar para o mundo”, afirmou.
Para a próxima semana, o livro será “A Rainha das Cores”, de Jutta Bauer. Quem tiver dúvidas ou desejar mais informações sobre o projeto pode entrar em contato com a Biblioteca Infantil pelo número (43) 3371-6603 ou acessar o perfil de Instagram da Biblioteca.
Sobre o projeto – Realizado pela Secretaria Municipal da Cultura (SMC), o “Quartas Criativas: Entre Livros e Artes” é um projeto que incentiva a leitura e promove o lazer para leitores de todas as idades. As ações do projeto são conduzidas todas às quartas-feiras e trazem histórias inéditas a cada edição. Com pausa apenas no mês de janeiro, a iniciativa é realizada durante o ano todo.