
Nesta quarta-feira (1º), a Biblioteca Especializada Infantil (Praça 1º de Maio, 110, Centro) recebe mais uma edição do projeto “Quartas Criativas”. Desta vez, será apresentada a contação da história “Como Surgiu a Noite”, na versão adaptada por Bia Bedran. A obra é baseada em uma lenda indígena que explica a origem da divisão entre o dia e a noite.
Serão realizadas duas sessões gratuitas, às 10h e às 14h30, abertas ao público e sem necessidade de inscrição prévia.
Ao final da atividade, as crianças participarão de uma oficina artística com pintura em guache e giz, em que vão escolher e retratar elementos da história. Os materiais serão disponibilizados pela biblioteca, mas recomenda-se que cada participante leve os seus, caso prefira.
De acordo com a professora e pedagoga Renata Suzue, mediadora de leitura e contadora de histórias das Bibliotecas Municipais de Londrina, o conto escolhido destaca a riqueza da tradição oral indígena. “São histórias que os povos indígenas utilizam há gerações para ensinar os mais jovens sobre o mundo ao seu redor, transmitindo conhecimento por meio da oralidade”, explicou Suzue.
Ela ressaltou que existem diversas versões para a história e, nesta edição, foi utilizada a adaptação de Bia Bedran. “Essa narrativa favorece reflexões importantes sobre a fauna, a flora e o equilíbrio da natureza. Mostra que todo ato tem uma consequência e que, mesmo diante de tragédias e catástrofes climáticas, tudo faz parte de um grande propósito natural”, acrescentou.
A proposta também busca despertar uma consciência ecológica nas crianças, aproveitando a história como ponto de partida para esse debate. “Sempre acontecem conversas após a contação. É muito interessante ver como as crianças conduzem as pautas e discussões por conta própria”, observou Suzue.
Para enriquecer ainda mais a experiência, serão utilizados artefatos indígenas da Sala Indígena da Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza, contribuindo para a ambientação da história.