Tempo em Londrina-PR Londrina 20 º
  • Dólar 5.6889
  • Euro 6.48508

AO VIVO | 90.1

Facebook do TribunaFM Instagram do TribunaFM Whatsapp do TribunaFM
loading-icon
Saúde

Projeto que define diabetes tipo 1 como deficiência é vetada por Lula

Esse tipo de diabetes geralmente surge na infância ou adolescência e acredita-se que tenha origem hereditária

DA REDAÇÃO • 13/01/2025 às 10:04


		Projeto que define diabetes tipo 1 como deficiência é vetada por Lula
Cerca de 600 mil brasileiros têm diabetes tipo 1. Reprodução/Pixabay

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vetou integralmente o projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional que classificava o diabetes mellitus tipo 1 (DM1) como deficiência, para todos os efeitos legais.

De acordo com despacho publicado no Diário Oficial da União (DOU), o veto foi recomendado pelos ministérios da Fazenda, Planejamento, Gestão, Direitos Humanos, Saúde e pela Advocacia-Geral da União (AGU).

"A proposição legislativa viola o art. 5º, § 3º, da Constituição, por contrariar a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que possui status de emenda constitucional e reconhece que a deficiência resulta da interação entre a pessoa e as barreiras sociais, e não de uma condição médica específica", argumentou o Planalto, que também citou a alteração de despesa obrigatória ou renúncia de receita sem apresentação de estimativa do impacto orçamentário-financeiro correspondente e previsão de fontes para seu custeio.

Qual era o projeto?

Portadores da diabetes mellitus tipo 1 (DM1) passariam a ter benefícios, se governo Lula aprovasse o projeto de lei. Teriam direito ao BPC (Benefício de Prestação Continuada), aposentadoria antecipada, isenção de imposto na compra de automóveis e reserva de vaga em concursos públicos, por exemplo.

Cerca de 600 mil brasileiros têm diabetes tipo 1. Nessa doença autoimune crônica, o corpo destrói as células do pâncreas que ajudam a regular a insulina, que controla a glicose do sangue. Esse tipo de diabetes geralmente surge na infância ou adolescência e acredita-se que tenha origem hereditária.

Leia mais