
O Projeto Circo Livre realiza apresentação Números Coletivos neste sábado (22) durante a Feira da Praça do Luiz de Sá, na Rua Lino Sachetin, 498, zona norte de Londrina. O evento é gratuito e aberto ao público.
Com as suas atividades iniciadas em agosto deste ano, o projeto Circo Livre realiza sua quarta apresentação, com início previsto para 18 horas. A escolha do local foi motivada pela parceria com a Associação de Moradores do Luiz de Sá, responsável pela organização do evento.
As aulas do projeto são ofertadas para duas turmas, infantil e de jovens e adultos, de forma gratuita no Centro Norte Cultural de Londrina. Com cerca de 40 inscritos, o projeto apresenta aos alunos ensinamentos básicos da técnica circense, desde acrobacias e malabarismos, até treinamentos de flexibilidade e preparo físico.
Segundo o coordenador pedagógico do Circo Livre, Everton Bonfim, desde o início das apresentações até agora os alunos tiveram uma notável evolução técnica. “Existe uma melhora clara no comportamento e na concentração durante as aulas, além de avanços na postura e na qualidade técnica e artística no palco”, disse.
O contato dos alunos com o público também foi valiosa ao aprendizado, comentou Bonfim. “As apresentações permitem que eles saiam da sala de ensaio, encarem o público e mostrem o que aprenderam e o quanto têm crescido, é uma etapa muito importante”, destacou.
Durante a Feira da Praça, cada uma das turmas realizará uma apresentação de Números Coletivos, espetáculo em que os alunos realizam acrobacias que envolvem todo o grupo. Nestas estarão incluídas a pirâmide humana, malabarismos, flexibilidade e performances em duo.
A apresentação, que contará com cerca de 30 participantes, será a última do projeto a ser realizada na região norte da cidade. O número de encerramento da primeira edição do projeto estará incluído dentro da programação especial de aniversário de Londrina, durante os dias 6 e 7 de dezembro.
Além do grupo, a Feira da Praça do Luiz de Sá terá outras atividades, como show de prêmios, artesanatos, brincadeiras e comidas típicas. O início da programação será às 17h. Mais informações do cronograma podem ser acessadas pela página no Instagram @feiradapracadoluizdesa.
Circo Livre – O projeto Circo Livre é conduzido pelos integrantes do Hiber Circus e está em sua primeira edição. As aulas gratuitas começaram em fevereiro, no espaço Norte Cultural, com o objetivo de oferecer práticas circenses para crianças, a partir dos seis anos, jovens e adultos.
As turmas são divididas por faixa etária: infantil (6 a 12 anos), com encontros às terças e quintas, das 17h45 às 18h45; e jovens e adultos (a partir dos 13 anos), com aulas aos sábados, das 10h às 12h.
O curso é estruturado em dois módulos. O primeiro, realizado no primeiro semestre, reuniu técnicas básicas como acrobacias, malabares, aparelhos aéreos, alongamentos e flexibilidade. Já o segundo, iniciado em julho, é voltado para os ensaios e montagem dos números que serão apresentados ao longo do ano.
O projeto tem patrocínio da Prefeitura de Londrina por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), gerido pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC).


