
“Um belo dia resolvi mudar… a data do meu aniversário”. Mais que um verso hipotético, essa é uma frase que poderia realmente ser dita por Rita Lee. A saudosa cantora, compositora e escritora cantou, em suas músicas, apenas parte dela, em “Agora Só Falta Você”, mas acabou colocando em prática a outra metade.
A paulistana nasceu em 31 de dezembro e, portanto, durante quase toda a vida dividiu a celebração com as festas de Ano Novo. Mas isso mudou em 2020, conforme anunciou Rita ao programa Fantástico, da Rede Globo.
A estrela do rock nacional estava em quarentena por causa da pandemia de covid-19 e decidiu mudar a data do aniversário. Escolheu 22 de maio.
Ela disse (via Gshow):
“Nunca tive uma festa minha. É sempre ‘hoje a festa é sua, hoje a festa é nossa, é de quem quiser’. Não, uma festa só pra mim!”
Rita Lee morreu em 8 de maio de 2023, muito perto, de acordo com a nova data, de completar 76 anos.
O novo aniversário
A data não é aleatória. Foi escolhida por Rita Lee por ser o dia de Santa Rita de Cássia. Rita escreveu sobre isso em seu livro Outra autobiografia (2023):
“Resolvi que meu aniversário será em 22 de maio, dia de Santa Rita de Cássia, uma data mais normal para quem sempre sofreu por nunca ter podido chamar um aniversário de seu.”
A mudança, segundo Rita Lee, contemplaria apenas o calendário. Ela pretendia driblar o Zodíaco. É que a estrela do rock não queria deixar de ser capricorniana: “Gosto de ser caprica.”
A história também está no filme Ritas, lançado este ano.
Dia de Rita Lee
Posteriormente, em 2024, a cidade de São Paulo homenageou a cantora e transformou o 22 de maio no Dia de Rita Lee. Por meio de uma lei (18.151, de 2 de julho), a Câmara Municipal de São Paulo fez a homenagem.
Informações: Rolling Stone