Tempo em Londrina-PR Londrina 28 º
  • Dólar
  • Euro

AO VIVO | 90.1

Facebook do TribunaFM Instagram do TribunaFM Whatsapp do TribunaFM
loading-icon
Entenda

Por que o Pearl Jam não gosta muito de ‘Ten’, seu álbum mais famoso

O álbum acumula mais de 13 milhões de cópias vendidas apenas nos Estados Unidos

DA REDAÇÃO • 21/07/2025 às 11:11

Por que o Pearl Jam não gosta muito de ‘Ten’, seu álbum mais famoso
Danny Clinch

Logo com seu álbum de estreia, Ten (1991), o Pearl Jam conquistou a fama. Pudera: o forte repertório apresentado pelo grupo trazia hits como “Alive”, “Even Flow” e “Jeremy”, além de “Black”, balada que fez sucesso mesmo sem sair como single.

O público, em especial, adorou. Não à toa, Ten acumula mais de 13 milhões de cópias vendidas apenas nos Estados Unidos. Suas canções lideram a lista de mais executadas da banda em plataformas como Spotify e YouTube.

No entanto, os membros do grupo não são exatamente fãs do disco. O engenheiro de som Dave Hillis, que trabalhou no material, garante isso — e há uma evidência clara de tal “desgosto” no próprio catálogo do grupo formado em Seattle.

Em entrevista de 2021 ao podcast Cobras & Fire (via Ultimate Guitar), Hillis revelou que os integrantes acham a sonoridade do álbum “carregada” demais no que diz respeito ao uso de efeitos, especialmente delay e reverb — que, em explicação bem simplificada, favorecem ecos e deixam tudo mais “grandioso”. Por isso eles optaram por relançá-lo em 2009 com uma nova mixagem, sob o título Ten Redux e a batuta do produtor Brendan O’Brien. O projeto original teve produção de Rick Parashar.

Hillis, na verdade, enxerga o som original de Ten como um mérito — e destacou que o grande responsável foi Tim Palmer, que assina a mixagem do material. Para o engenheiro, tal aspecto ajudou diretamente para que as canções emplacassem nas rádios. Por outro lado, ele aponta:

“Sei que Jeff [Ament, baixista] não gostava desse som ‘carregado’. Sei que Eddie [Vedder, vocalista] também não curtia, Ed estava cada vez mais seguindo para o lado punk das coisas.”

Pearl Jam se arrependeu de Ten?

No entendimento de Dave Hillis, o Pearl Jam de certo modo se arrependeu de como Ten foi lançado. Isso não apenas se refletiu na mixagem de 2009, como na sonoridade dos álbuns disponibilizados após a estreia, como Vs. (1993) e Vitalogy (1994).

“Eu meio que vi como eles haviam se arrependido e que eles viram a direção que tomariam para os próximos álbuns. Acho que, no fundo, eles sempre queriam ver como Ten soaria daquele jeito [mais enxuto], então não fiquei tão chocado. Aquele é um dos maiores álbuns da história.”

O que dizem os integrantes

Em mais de uma ocasião, os integrantes do Pearl Jam criticaram a mixagem de Ten. Em entrevista de 2001, antes da mixagem ter sido lançada, Jeff Ament havia revelado que gostaria de retrabalhar o material em estúdio, não para alterar as performances, mas dar novo tratamento aos efeitos. No ano seguinte, ele comentou:

“Estava ‘rock demais’. Éramos novatos no estúdio e passamos muito tempo gravando, fazendo takes diferentes, acabando com a vibe e fazendo overdubs [gravações adicionais] de guitarra. Há muito reverb no disco.”

Em 2006, Eddie Vedder foi além e admitiu: Ten é o único álbum que não consegue ouvir. O motivo? A sonoridade “excessivamente produzida”.

Informações: Rolling Stone

TAGS:

Leia mais