Tempo em Londrina-PR Londrina 22 º
  • Dólar 5.7186
  • Euro 6.45995

AO VIVO | 90.1

Facebook do TribunaFM Instagram do TribunaFM Whatsapp do TribunaFM
loading-icon
No Topo

Paraná lidera 2ª Olimpíada de Inovação, Ciência e Tecnologia

O Estado segue fazendo história nas olimpíadas do conhecimento

DA REDAÇÃO • 07/05/2025 às 10:48

Paraná lidera 2ª Olimpíada de Inovação, Ciência e Tecnologia
"É mais uma vez o Paraná mostrando ser uma potência não só de educação, mas de inovação". Lucas Fermin/SEED-PR

O Paraná segue fazendo história nas olimpíadas do conhecimento. O Estado conta com 36.321 alunos da rede pública e particular aprovados na primeira fase da 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), ficando à frente do Piauí, com 6.652, Minas Gerais com 2.588, e São Paulo com 1.140.

Dos mais de 36 mil paranaenses classificados para a segunda fase da competição, 479 são alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, 23.177 do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Já os alunos do Ensino Médio regular e técnico somam 12.665.

O secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, comemorou a classificação massiva do Paraná na competição “É mais uma vez o Paraná mostrando ser uma potência não só de educação, mas de inovação. Uma clara demonstração de como nossos jovens estão cada vez mais interessados em aprender e se desenvolver para o futuro”, disse.

Segundo o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, este é mais um resultado que mostra a qualidade da educação pública do Paraná e o protagonismo dos jovens estudantes paranaenses nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, conceitos que fazem parte do dia a dia das escolas estaduais. “Nossa expectativa é a melhor possível para a segunda fase, na qual buscaremos repetir o resultado expressivo e o destaque paranaense em âmbito nacional", afirmou.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

SOBRE A OBICT – Dividida em quatro fases, sendo duas online e duas presenciais, a Obict busca incentivar a busca por conhecimentos de estudantes de todo o Brasil nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.

Com a aprovação na primeira fase, os alunos agora realizam a prova da segunda fase, que teve início na última segunda-feira (5).

A terceira etapa está marcada para acontecer no dia 30 de maio, de forma presencial e aplicada em diversos pólos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

TAGS:

Leia mais