
Neste sábado (10), das 8h às 17h, 13 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), da zona urbana e rural de Londrina, estarão abertas para o Dia D de Multivacinação, promovido pelo Governo do Estado em todo o Paraná. O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, e a secretária municipal de Saúde, Vivian Feijó, estarão na UBS do Alvorada (Rua Poços de Caldas, 85), às 8h30, acompanhando a abertura da ação.
Durante todo o sábado, estarão abertas as seguintes UBSs: Alvorada e Santiago (oeste); João Paz e Vivi Xavier (norte); Ouro Branco e Itapoã (sul); Guanabara e Vila Nova (centro); Armindo Guazi e Marabá (leste); Guaravera, Paiquerê e Irerê (distritos).
No município, a mobilização terá como foco a vacinação contra a gripe, mas também estarão disponíveis as demais vacinas do calendário nacional. Segundo a secretária da pasta, Vivian Feijó, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está treinada, engajada, e em sintonia com o com o Estado do Paraná. “No dia D, neste sábado, o secretário Beto Preto vem a Londrina para fazer o lançamento da ação. É um privilégio ter a presença do secretário em nossa cidade”, afirmou.
Para participar do Dia D não é necessário fazer agendamento. Basta comparecer a uma destas unidades com documento de identificação e, de preferência, com a carteira de vacinação em mãos.
No caso da vacina contra a gripe, ela será disponibilizada para o público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, como crianças, idosos e gestante (confira a lista completa abaixo).
Paralelamente, a vacina contra a gripe também estará sendo administrada durante a V Feira da Saúde, que será realizada no Pátio do Hospital da Zona Sul (Rua das Orquídeas, 75, Ouro Branco). Do mesmo modo, podem receber a dose os grupos elencados como prioritários. Não é preciso agendar previamente, basta comparecer no local com documento de identificação e, se possível, com a carteira de vacinação em mãos.
A vacina contra a gripe disponibilizada pelo Ministério da Saúde (MS) é tríplice, ou seja, protege contra as três cepas do vírus influenza que mais circularam no hemisfério sul nos últimos meses: H1N1, H3N2 e B.
Lista completa do público-alvo prioritário para vacinação contra influenza:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
- Gestantes;
- Idosos com 60 anos ou mais;
- Trabalhadores da Saúde (serviço público e privado);
- Puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto);
- Professores do ensino básico e superior;
- Povos indígenas e quilombolas;
- Pessoas em situação de rua;
- Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
- Profissionais das Forças Armadas;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
- Pessoas com deficiência permanente;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
- Trabalhadores dos Correios;
- Trabalhadores portuários;
- Funcionários do sistema de privação de liberdade;
- População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).