Tempo em Londrina-PR Londrina 19 º
  • Dólar
  • Euro

AO VIVO | 90.1

Facebook do TribunaFM Instagram do TribunaFM Whatsapp do TribunaFM
loading-icon
Cultura

Mostra Grita divulga programação completa

O evento terá na programação oficinas, espetáculos e artistas de três regiões do país

DA REDAÇÃO • 30/07/2025 às 9:30

Mostra Grita divulga programação completa
Mais informações no perfil do Instagram Mostra Grita. - Divulgação

Organizada pela Grita Cia de Palhaças, companhia formada exclusivamente por mulheres de Londrina, a Mostra Grita teve sua programação divulgada no perfil oficial do evento. O encontro, que será realizado entre os dias 8 de agosto e 1º de setembro, terá na programação oficinas, espetáculos e artistas de três regiões do país. Além das apresentações da companhia londrinense, a mostra contará com a participação de convidadas com trajetórias reconhecidas na palhaçaria brasileira, como Silvia Leblon (SP), Ana Luiza Bellacosta (DF) e o grupo Circo di SóLadies | Nem SóLadies (SP).

Entre as oficinas programadas, Palhaçaria na Infância, voltada exclusivamente para os alunos da Escola Municipal Roberto Alves Lima Júnior; e Rir Sem Oprimir: Introdução à Palhaçaria Feminista, ministrada pelo Circo di SóLadies | Nem SóLadies, destinada a mulheres cis e trans maiores de 18 anos. A oficina será no dia 8 de agosto, às 19h, na Vila Triolé Cultural (Rua Etienne Lenoir, 155). As inscrições devem ser realizadas por meio de formulário on-line e os organizadores pedem a doação espontânea de um item de higiene feminina.

Segundo Verônica Mello e Theo Oliveira, do Circo di SóLadies | Nem SóLadies, a oficina será uma experiência prática e teórica, com jogos e momentos reflexivos sobre feminismo, sociedade e como a palhaçaria pode ser uma forma de mexer com a sociedade e a estrutura. O grupo também apresenta os espetáculos A História Não Contada das Músicas Infantis e Choque Rosa, que misturam humor, música e crítica social. “Estamos muito felizes em participar da Mostra e trocar experiências com tanta gente. Acreditamos que encontros protagonizados por mulheres têm um grande potencial de transformação, tanto para quem se apresenta quanto para quem assiste”, afirmou Verônica.

A programação completa, com datas, locais e horários das atividades, está disponível no perfil oficial da Mostra Grita no Instagram.

Segundo as organizadoras do evento, Palhaça Adelaide (Juliana Galante), Palhaça Cora (Mariana Ferrari) e Palhaça Frida (Anelize Paiva), o evento tem como objetivo principal viabilizar mulheres trabalhadoras da cultura, assim como a palhaçaria feita por mulheres. “A Mostra é uma amostra do que podem e querem fazer, dialogar, trocar, admirar e refletir sobre o trabalho e o posicionamento enquanto artistas. Nós da Grita Cia. de Palhaças queremos que tenham mais palhaças e outros grupos de palhaçaria feminina, e para isso é preciso que as pessoas vejam, assistam, estudem e saibam da existência”, afirmou Juliana Galante.

As três destacam ainda que a mostra foi idealizada, produzida e executada por uma equipe composta inteiramente por mulheres. “Esse era um dos nossos desejos, convidar não só artistas mulheres, cis e trans, mas também destacar as profissionais da cultura que temos na cidade de Londrina”, disse Mariana Ferrari.

O projeto Grita Cia de Palhaças é realizado com recursos do Governo Federal, repassados pelo Ministério da Cultura, por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), viabilizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Londrina.

TAGS:

Leia mais