Tempo em Londrina-PR Londrina 23 º
  • Dólar 5,80
  • Euro 6,04

AO VIVO | 90.1

Facebook do TribunaFM Instagram do TribunaFM Whatsapp do TribunaFM
Musical

Mega shows estão causando aumento geral de preços

Shows de música atraem multidões e movimentam vários setores da economia

DA REDAÇÃO • 12/09/2023 às 11:55 • Atualizada em 12/09/2023 às 12:13


		Mega shows estão causando aumento geral de preços
Imagem: Reprodução

O ano de 2023 está sendo um momento de renascimento para aqueles que gostam de atrações musicais. Após paralisação de shows devido à pandemia de covid-19, estrelas da música voltam a lotar estádios e os fãs estão gastando bastante dinheiro com ingressos e acomodações em eventos de grande porte. Apenas nos últimos meses, três grandes nomes anunciaram turnês mundiais: Beyoncé, Madonna e Taylor Swift.

Apesar de trazer alegria e diversão, os show estão impulsionam os preços do setor hoteleiro, de transporte e de vários serviços nas cidades onde esses artistas se apresentam. Isso sem mencionar os valores, muitas das vezes exorbitantes, dos ingressos.

Reservas canceladas

Alguns exemplos foram explícitos. Por exemplo, quando Taylor Swift anunciou um show na capital irlandesa, Dublin, em junho de 2024, um hotel cancelou inexplicavelmente todas as reservas feitas por fãs. Horas depois, quando as reservas ficaram disponíveis novamente, o valor cobrado pela diária era bem maior do que anteriormente.

Preço de hotel x inflação

De acordo com Yates, hotéis seriam incluídos neste cálculo se constituíssem uma parcela suficientemente grande do padrão médio de gastos.

O economista destaca que , ao investir em eventos como shows, a população geralmente está deixando de gastar dinheiro em outros setores da economia local. Assim as despesas gerais locais podem não aumentar muito, uma vez que o aumento dos preços em algumas áreas deve ser compensado com a queda em outras onde houve a diminuição da demanda.

Ingressos salgados

Os preços dos ingressos para shows como da Beyoncé ou de Taylor Swift podem custar centenas de dólares, mesmo assim não desanimaram os fãs. A Eras Tour de Taylor Swift, que começou em março e termina em novembro do ano que vem, poderá arrecadar cerca de US 1 bilhão de dólares (aproximadamente R$ 4,5bilhões na conversão direta) - batendo o recorde de maior bilheteria de uma turnê da história.

O valor médio das entradas aumentou consideravelmente. Dados do banco britânico Barclays mostram que os gastos de consumidores no setor do entretenimento cresceram 15,8% em julho, em comparação com o mesmo mês de 2022.

Yates afirma que isso pode ser explicado devido ao aumento dos gastos no setor hoteleiro desde o fim dos confinamentos, com as pessoas voltando a realizar atividades que não puderam durante a pandemia.

Com informações splash uol

TAGS:

Leia mais