
Desde sua formação, em 1959, Bee gees, alcançou a venda de mais de 220 milhões de álbuns globalmente, enfrentando mudanças estilísticas na música e na moda ao longo da carreira.
Sob a liderança do membro fundador Barry Gibb, o irmão mais velho de Maurice e Robin, que o grupo do final dos anos 50 surgiu.
Com 22 álbuns de estúdio, trilhas sonoras, compilações, gravações inéditas e projetos audiovisuais de longa duração e uma vasta base de fãs.
No mundo da música, Barry e seus irmãos falecidos são reverenciados: oito prêmios Grammy, inclusão no Rock And Roll Hall Of Fame e no Songwriters Hall Of Fame testemunham suas incríveis conquistas como mestres pop sofisticados, responsáveis por inaugurar a era do disco de apelo de massa com o álbum "Saturday Night Fever", que vendeu 40 milhões de cópias (a trilha sonora mais vendida de todos os tempos). Nove singles nº 1 e 23 do Top 10 da Billboard Hot 100 também destacam a carreira excepcional do grupo.
Além dos sucessos, como 'How Deep Is Your Love', 'Night Fever' e 'Stayin' Alive', de "Saturday Night Fever", e clássicos como 'How Can You Mend A Broken Heart', 'One', 'Lonely Days', 'Words' e outros, há surpresas, incluindo a obra-prima redescoberta "Odessa", entre outras.
A história começa na Ilha de Man, no mar da Irlanda, e passa por Manchester, Inglaterra, e Queensland, na Austrália.
Desde novos, Barry, Robin e Maurice Gibb estavam destinados ao estrelato pop quando formaram seu grupo de skiffle, The Rattlesnakes. Eles começaram a se profissionalizar nos arredores de Brisbane, em 1960. Lançaram singles localmente, mas o ponto de partida oficial só começou quando retornaram à Inglaterra em 1966.
O vibrato de Robin foi uma marca registrada inicial, enquanto o falsete de Barry, com profundidade R&B distinta, os tornou imediatamente reconhecíveis. Musicalmente aventureiros, as referências e combinações do grupo foi a marca inicial dos principais álbuns “Bee Gees 1st” (1967), além dos seguintes "Horizontal", "Idea" e "Odessa" – todos produzidos por Stigwood e lançados em 1968.
O último álbum não criou o impacto esperado na época, mas agora é considerado uma joia. Em setembro de 1971 foi lançado "Trafalgar"- outro álbum imperdível, que contém o primeiro número 1 do grupo nos EUA, 'How Can You Mend a Broken Heart'.
O projeto "Mr Natural", de 1974, produzido por Arif Mardin, foi um momento de mudança para o Bee Gees, com o grupo adotando uma introdução de R&B e funk mais pesada.
Depois disso, eles criaram um som muito mais sombrio em "Main Course" (1975), foi gravado em Nova York e, por sugestão de Eric Clapton, no Criteria Studios de Miami.
O clássico 'Jive Talkin'', 'Nights On Broadway' e o complexo 'Fanny (Be Tender With My Love)' foram produzidos, com visões inovadoras, vocais incríveis, guitarras e sintetizadores, eles finalmente desmentiram a noção de que eles eram apenas um grupo pop qualquer.
A explosão da discoteca tomou conta e 'You Should Be Dancing' (de "Children Of The World") liderou as paradas da Billboard Hot 100.
Foi também a plataforma de lançamento para sua enorme contribuição para a trilha sonora do álbum , onde o grupo comandou a articulação graças a 'Stayin' Alive', 'How Deep Is Your Love', 'Night Fever', 'More Than A Woman' e o reativado 'Jive Talkin''.
"Spirits Taking Flown", de 1979, é marcado por uma série recorde de sucessos número 1, com 'Too Much Heaven', 'Tragedy' e 'Love You Inside Out' garantindo a posição dos irmãos Gibb como o principal grupo de pop-soul no planeta. Durante este período, Barry também escreveu a canção-título do filme "Grease", interpretada por Frankie Valli no filme, um mentor espiritual em muitos aspectos.
Maurice Gibb faleceu em 2003 e um grande capítulo da história da música foi encerrado. Em 2012, a morte de Robin Gibb causou uma nova onda de tristeza e serviu para nos lembrar como os Bee Gees eram únicos.
Bee Gees trouxeram grande alegria e harmonia, com tantas músicas capturando épocas diferentes. Eles foram, e continuam sendo, um grupo pop clássico.
Em 2010, suas conquistas foram narradas na caixa de quatro discos apropriadamente intitulada "Mythology", onde os fãs dos Bee Gees podem contemplar uma das maiores discografias da história da música.
Com informações de Antena 1