
A Prefeitura de Londrina agora integra a rede de pontos de arrecadação, além de ser parceira institucional, da 17ª Campanha do Agasalho do Sesc Paraná. Lançada oficialmente no dia 12 de maio, a Campanha do Agasalho aceita doações de itens pessoais que ajudem a proteger as famílias em situação de vulnerabilidade nesses meses em que as temperaturas estão mais baixas. Na sede administrativa da Prefeitura, que fica na Avenida Duque de Caxias, 635, foram instaladas quatro caixas para receber os donativos. A abertura da arrecadação contou com a presença da primeira-dama do Município, Juliana Yagushi do Amaral, o gerente do Sesc Londrina Centro, Everson Nunes Furtado, a chefe de Gabinete da Prefeitura, Rosi Guilhen, e o secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, César Makiolke.
Quem quiser contribuir para essa iniciativa solidária pode destinar peças de vestuário, como camisetas, blusas e calças, calçados, mantas e cobertores. O Sesc solicita que todos os itens estejam limpos e em boas condições de uso, pois tudo que for arrecadado passa por uma triagem, em que cada item é conferido e avaliado. Na sequência, é montado um kit completo para o público masculino, feminino e infantil, que posteriormente é repassado para instituições e entidades socioassistenciais parceiras das unidades do Sesc em Londrina.
Na sede da Prefeitura de Londrina, foram instaladas três caixas no piso térreo, próximo à Praça de Atendimento da Fazenda, e outra no subsolo, onde fica a entrada dos servidores. Nesse endereço, as doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Também são pontos de arrecadação o prédio da Caapsml, as sedes das Secretarias Municipais de Educação, Saúde, Ambiente, Defesa Social e Agricultura; e a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU); totalizando, em todas as regiões da cidade, 70 pontos.
A Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), por meio da Diretoria de Desenvolvimento Humano, vai promover a campanha entre os servidores, com ações de divulgação nos canais internos e redes sociais. Mas toda a comunidade londrinense pode fazer sua doação, ressaltou a primeira-dama do Município, Juliana Yagushi do Amaral, que é voluntária da iniciativa. “Convido todos os servidores e a população de Londrina a fazerem parte dessa campanha. Vamos arrecadar um grande volume para ajudar instituições que precisam do nosso apoio e carinho. O agasalho não representa apenas o aquecimento, ele também é conforto, dignidade, acolhimento. E queremos fazer de Londrina uma cidade solidária”, afirmou.
No ano passado, o Sesc arrecadou, só na cidade de Londrina, 159 mil peças, e esse ano o objetivo é superar esse número, explicou o gerente do Sesc Londrina Centro, Everson Nunes Furtado. “Há 17 anos, ininterruptamente, a gente realiza essa campanha. Temos muitos parceiros com vários pontos de arrecadação na cidade e, agora, com a parceria da Prefeitura, conseguimos fortalecer ainda mais. Esperamos que esta seja a maior edição de todas, porque, a cada ano, conseguimos receber mais doações. Dessa forma, podemos beneficiar mais pessoas, que é o nosso principal objetivo”, destacou.
Ao todo, 60 instituições e entidades de Londrina são aptas a receberem os kits com as peças doadas. E, caso a arrecadação seja recorde, o Sesc planeja ampliar também as organizações que vão receber os donativos. É importante destacar que a maioria das peças doadas são femininas, por isso, itens masculinos e infantis fazem muita diferença. “Nosso foco é o combate ao frio, então buscamos agasalhos, cobertores, calças, camisetas, qualquer tipo de roupa. Mas, com base nos anos anteriores, sabemos que há menor doação de roupas masculinas e infantis. Por isso, enfatizamos a necessidade desses itens, principalmente roupas de criança, que no geral costumam circular mais entre conhecidos e familiares. Os cobertores também são essenciais, assim como as meias. E pedimos que todos os itens estejam em boas condições e higienizados, realmente prontos para uso”, acrescentou o gerente.
O prazo para doação vai até o dia 28 de agosto, mas já nas primeiras semanas as equipes do Sesc em Londrina começam a operação logística para recolher os itens que estão nos pontos de arrecadação. Na sequência, realizam o processo de triagem para já repassar os kits às entidades parceiras.