
A Biblioteca Pública Municipal de Londrina recebe, nesta quarta-feira (17), o lançamento do livro afrofuturista “Resgate da Nave Mãe”, escrito por Jackie Rodrigues. Com início previsto para às 19h, o evento é aberto ao público e tem entrada gratuita. O endereço é Avenida Rio de Janeiro, 413.
A obra trata-se de um romance que combina espiritualidade africana, tecnologia, ancestralidade e reflexão social. Confrontos entre inteligências artificiais, sociedades em desequilíbrio ambiental e heranças espirituais africanas compõem o enredo, que coloca personagens negras no centro da narrativa. “O livro oferece provocação e pertencimento, questiona estruturas de poder, valoriza memórias silenciadas e abre caminhos para imaginar futuros possíveis, em que a ancestralidade se torna motor de transformação e sobrevivência”, revelou a autora Jackie Rodrigues.
Num primeiro momento, a trama foi escrita como um conto para ser submetido no concurso da Filpoços – Feira Literária Internacional de Poços de Caldas. A obra ficou na 14ª posição, mas Rodrigues ponderou que investiria no lançamento mesmo assim, uma vez que o estilo ainda é pouco explorado no cenário literário atual. Para construir a narrativa, a autora usou como referência escritores afrofuturistas de destaque: Fábio Kabral, Octavia E. Butler e Lu Ain-Zaila.
O lançamento da obra marca a primeira publicação solo de Rodrigues, que mantém o hábito da escrita desde os 18 anos. “Comecei com poemas, depois fanfiction e agora livros e contos. Para uma mulher, negra e sexagenária, é um feito publicar. Estou seguindo os passos da minha inspiração, Conceição Evaristo”, contou Rodrigues.
Além de Resgate da Nave Mãe, a escritora fará outros dois lançamentos: “O Cardápio da Vó Olga”, obra ganhadora do prêmio nacional de literatura pelo Ministério da Cultura em 2023 e que obteve fomento do Programa Municipal de Incentivo à Cultura, o PROMIC, e “Negrona da Neguinha”, que em 2025 foi escolhido pela PUC – Campinas para inaugurar o selo Mulheres Negras Publicam de sua editora Splendet.
A Biblioteca Pública Municipal está sempre aberta a sediar o lançamento de livros, e o processo é simples, basta entrar em contato pelo e-mail [email protected] e solicitar um agendamento. Caso a data requisitada não esteja disponível, a biblioteca entrará em contato para oferecer outra data. “Para a Diretoria de Bibliotecas, receber escritores e público para estes eventos é uma forma da biblioteca exercer seu papel social, educativo e cultural na sociedade”, afirmou a diretora de Bibliotecas da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), Leda Araújo.