Tempo em Londrina-PR Londrina 19 º
  • Dólar
  • Euro

AO VIVO | 90.1

Facebook do TribunaFM Instagram do TribunaFM Whatsapp do TribunaFM
loading-icon
Ensino Superior

Inscrições para o Vestibular de Inverno 2025 da UEM terminam no dia 4 de junho

A inscrição só é efetivada após o pagamento

DA REDAÇÃO • 27/05/2025 às 9:22

Inscrições para o Vestibular de Inverno 2025 da UEM terminam no dia 4 de junho
O vestibular é o primeiro concurso para ingresso no ano letivo de 2026. Roberto Dziura Jr/AEN

O prazo de inscrições para o Concurso Vestibular de Inverno 2025 da Universidade Estadual de Maringá (UEM) termina no dia 4 de junho. Os interessados que ainda não se inscreveram precisam acessar o site do vestibular, preencher o formulário de inscrição e concluir o pagamento da taxa. O edital também está disponível no endereço eletrônico.

A taxa de inscrição é de R$ 194 e deve ser paga - por meio de código PIX - até o dia 6 de junho. A inscrição só é efetivada após o pagamento. O vestibular é o primeiro concurso para ingresso no ano letivo de 2026, previsto para iniciar em março do ano que vem. A prova está marcada para 13 de julho de 2025, com aplicações nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Curitiba, Goioerê, Ivaiporã, Maringá, Paranavaí, Ponta Grossa e Umuarama.

O Vestibular de Inverno 2025 oferta 936 vagas de graduação, divididas entre 594 para ampla concorrência e 342 para políticas afirmativas de cotas. As mudanças promovidas em 2023 pela Central do Vestibular Unificado (CVU) seguem válidas. A principal delas foi a eliminação da prova de conhecimentos específicos. Dessa forma, o candidato pode se inscrever em até três opções de cursos diferentes - que não precisam ser de uma mesma área.

A pontuação da prova também teve alterações: a redação passou a valer 120 pontos e alguns itens que zeravam a produção textual foram retirados. Além disso, o candidato que não pontuar nas questões objetivas, ainda assim, terá seu texto avaliado. A desclassificação automática só ocorrerá em caso de falta ou nota zero na redação.

NOVOS CURSO – O vestibular oferece 936 vagas em mais de 70 cursos de graduação presenciais e gratuitos da UEM, distribuídos entre o câmpus sede, em Maringá, e outros cinco câmpus regionais da instituição - Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã e Umuarama.

Uma das novidades deste ano é a mudança de nome do curso de Informática, que passa a se chamar Engenharia de Software. A graduação, com o mínimo de 5 e o máximo de 9 anos de duração, é ofertada no câmpus de Maringá, no turno da noite. No Vestibular de Inverno, são ofertadas 11 vagas para o curso, sendo 8 para ampla concorrência e 3 para cotas.

Outra novidade é a oferta de vagas para novos cursos de graduação da UEM - Engenharia Têxtil e Serviço Social, no câmpus de Maringá; e Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Computação e Tecnologia em Gastronomia, no Câmpus Regional de Umuarama (CAU).

O curso de Nutrição, previsto para ser ofertado no câmpus sede em 2026, não terá vagas ofertadas neste vestibular, pois ainda depende de aprovação do Governo do Estado. As primeiras vagas serão ofertadas no Vestibular de Verão 2025, marcado para 2 de novembro.

Mais informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no site do Vestibular de Inverno, no App Vestibular UEM e no perfil do Instagram @oficialuem. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a CVU pelo telefone e WhatsApp (44) 3011-5705 ou pelos endereços de e-mail [email protected] e [email protected].

Cronograma - Vestibular de Inverno 2025

  • Inscrições: 15 de maio a 4 de junho
  • Pagamento da taxa de inscrição: até 6 de junho
  • Inscrições homologadas: 13 de junho
  • Ensalamento: 24 de junho
  • Provas: 13 de julho de 2025
  • Resultado: 8 de agosto

TAGS:

Leia mais