
A 3ª edição do projeto “Incubadora da Escola Municipal de Música de Londrina” está com inscrições abertas para as atividades, com início agendado para o mês de setembro. O projeto, que faz parte do 45º Festival Internacional de Música de Londrina (FIML), representa uma iniciativa pioneira na área de educação musical inclusiva na cidade.
Entre 2 de setembro a 8 de dezembro, as oficinas serão realizadas na Associação Médica de Londrina (AML Cultural), localizada na Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130, em frente à Concha Acústica. O projeto é resultado da parceria entre a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e a Associação Médica de Londrina.
Oficinas gratuitas para diferentes faixas etárias
Para este ano, a Incubadora oferece duas modalidades de cursos gratuitos. A oficina de Musicalização Infantil, voltada para crianças de 6 a 10 anos e será ministrada pela professora Bethânia Paranzini. Já a oficina Banda de Garagem contempla instrumentos como contrabaixo, piano/teclado, guitarra, bateria e técnica vocal, atendendo a jovens e adultos interessados em aprender ou aperfeiçoar suas habilidades musicais.
O corpo docente é formado por músicos londrinenses de reconhecida experiência na área musical e pedagógica. Gabriel Zara será responsável pelo contrabaixo, Fabio Caetano pelo piano/teclado, Fabricio Fonseca pela técnica vocal, Leonardo Cacione pela bateria e Luciano Assumpção pela guitarra, além da professora Bethânia Paranzini, com a oficina de Musicalização. A coordenação pedagógica é de Maria Kyoko Watanabe e a coordenação geral, de Magali Kleber.
Projeto atende demanda por educação musical estruturada
A Incubadora surge como uma proposta de educação musical estruturada e de qualidade, para democratizar o acesso ao ensino de música, oferecendo formação gratuita e inclusiva.
As inscrições podem ser realizadas através do site oficial do festival, onde os interessados encontram mais informações sobre os cursos e o processo seletivo.
O 45º FIML conta com a promoção do Governo do Estado do Paraná, Prefeitura de Londrina e Associação de Amigos do Festival Internacional de Música de Londrina e apoio institucional da Universidade Estadual de Londrina. A Incubadora conta com o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC), realizado pela Associação de Amigos do FIML (AAFML), e apoio da Associação Médica de Londrina.