Tempo em Londrina-PR Londrina 20 º
  • Dólar
  • Euro

AO VIVO | 90.1

Facebook do TribunaFM Instagram do TribunaFM Whatsapp do TribunaFM
loading-icon
Projeto Literário

Fábula “O Macaco e o Grão de Milho” é tema do projeto Quartas Criativas desta semana

O evento será realizado nesta quarta-feira (27), na Biblioteca Especializada Infantil (Praça 1º de Maio, 110, Centro)

DA REDAÇÃO • 27/08/2025 às 9:05

Fábula “O Macaco e o Grão de Milho” é tema do projeto Quartas Criativas desta semana
O evento é aberto ao público, com entrada gratuita. Divulgação/ SMC

O que um macaco e um grão de milho podem ensinar sobre os desafios enfrentados no cotidiano e a importância do trabalho em equipe? A resposta está na fábula “O Macaco e o Grão de Milho”, que é tema da edição desta semana do projeto “Quartas Criativas: Entre Livros e Artes”. O evento será realizado nesta quarta-feira (27), na Biblioteca Especializada Infantil (Praça 1º de Maio, 110, Centro), em duas sessões: a primeira com início às 10h e a segunda, às 14h30. O evento é aberto ao público, com entrada gratuita, sem necessidade de inscrição prévia.

Desta vez, excepcionalmente, o projeto literário irá abordar duas histórias. O destaque está em “O Macaco e o Grão de Milho”, história extraída do livro “Contos de Bichos do Mato” do escritor Ricardo Azevedo, que adaptou o conto folclórico brasileiro. O segundo será “A Onça e a Cotia”, conto folclórico adaptado por Bia Bedran. Ambas as sessões serão conduzidas pela professora e pedagoga Renata Suzue, que é mediadora da leitura e contadora de histórias das Bibliotecas Municipais de Londrina.

Na fábula “O Macaco e o Grão de Milho”, o escritor apresenta a divertida trajetória de um macaco que derrubou um grão de milho dentro de um tronco de árvore, e a partir desse infortúnio precisou se reinventar, criar estratégias e trabalhar em equipe para pegar o grão novamente.

A ideia é apresentar o folclore brasileiro às crianças e por meio da narrativa construída reforçar a importância do trabalho em equipe na vida em sociedade. Tudo isso de forma lúdica, utilizando de bonecos, atos cênicos, musicalização e instrumentos percussivos.

Segundo Suzue, a escolha do livro foi motivada pela forma com que Ricardo Azevedo escreve sobre o folclore brasileiro, que de acordo com a professora, tem uma “linguagem divertidíssima que agrada todas as idades, de 0 a mais de 100 anos”.

Após a contação de cada história e reflexão das mensagens abordadas em ambas as narrativas, as crianças são conduzidas as oficinas criativas. A oficina “Corpo, movimento, sons e mímica” traz brincadeiras musicais e jogos teatrais apoiados no grupo artístico Barbatuques, com roda, danças circulares, jogos de imitação, adivinhas e exploração de sons do corpo, em que cada criança fará um som e as demais reproduzem. A outra oficina será de artes plásticas, e propõe arte com recorte, colagens e desenhos.

O projeto “Quartas Criativas: Entre Livros e Artes”, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC), é semanal, tradicionalmente todas as quartas-feiras, com histórias novas a cada edição. Com pausa apenas no mês de janeiro, o projeto ocorre durante o ano todo, inclusive na véspera de natal.

Em caso de dúvidas, ou para obter mais informações sobre o projeto, os interessados podem entrar em contato com a Biblioteca Infantil pelo telefone (43) 3371-6603 ou no Instagram @bplondrina.

TAGS:

Leia mais