
A cidade de Foz do Iguaçu foi sede dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs), de 12 a 19 de julho, e vários atletas de Londrina garantiram um lugar no pódio. Os campeões desta etapa do JEPs garantiram vaga para representar o Paraná nos Jogos da Juventude, promovidos pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), que ocorrerão de 10 a 25 de setembro, em Brasília.
Os oito dias de competições do JEPs reuniram mais de 6,3 mil pessoas, entre atletas de 15 a 17 anos e comissões técnicas, representando 739 escolas – sendo 531 públicas e 208 particulares – de 206 municípios.
Promovidos pelo Governo do Paraná por meio das Secretarias Estaduais de Educação (SEED) e do Esporte (SEES), os Jeps envolveram as modalidades de atletismo, atletismo paradesportivo, badminton, parabadminton, basquetebol, bocha adaptada, futsal, ginástica rítmica, ginástica rítmica paradesportiva, handebol, judô, natação, taekwondo, parataekwondo, tênis de mesa, wrestling, vôlei de praia, vôlei, xadrez e xadrez paradesportivo.
A Escola Municipal de Educação Infantil do Instituto Londrinense de Educação para Crianças Excepcionais (ILECE) – Cafezal foi campeã geral do parabadminton masculino. O londrinense Saulo Yago Humbelino, de 14 anos, conquistou o 1° lugar no parabadminton para pessoas com deficiência intelectual. Com a vitória, o estudante garantiu vaga na disputa da etapa nacional das Paraolimpíadas Escolares, que será realizada em São Paulo(SP), de 16 a 29 de novembro.
O treinador da equipe de parabadminton da ILECE, Edmundo Silva Novais, destacou o trabalho feito durante o período de treinamentos. “Exigiu muito planejamento e preparação física e técnica, uma vez que o ano passado ficamos em quarto lugar. Então, nos preparamos o ano inteiro para tentar buscar a primeira colocação e deu tudo certo”, ressaltou.
O ILECE conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), gerido pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL).
E a equipe feminina do Colégio Estadual Tsuru Oguido terminou o JEPs com o terceiro lugar, garantindo a presença no pódio do futsal. Representando o município de Londrina desde 2013 na competição, a equipe foi derrotada na semifinal pelo grupo de Cascavel (Stein Futsal), principal equipe da modalidade no Paraná. A Associação Esportiva Tsuru também conta com recursos do Feipe.
Para o técnico do Tsuru, Johnny Gonçalves, o time estava envolvido nas duas melhores partidas da competição. “Contra o Chopinzinho e Stein, o nível técnico estava muito alto. As meninas jogaram um futsal muito interessante, conseguiram ser competitivas do início ao fim do jogo. E vendemos muito caro essa eliminação na semifinal. Tanto que o Stein foi campeão depois de ganhar na final de 4 a 2. Ficamos muito felizes pelo resultado”, disse.
Gonçalves falou sobre a importância de os alunos participarem dos Jogos Escolares. “É uma competição com nível técnico muito interessante, devido a presença de várias equipes de renome nas modalidades, ela também da vaga para o brasileiro escolar. Ficamos muito felizes de conseguirmos oportunizar essa experiência para as meninas, porque ali elas estão viajando e conhecendo novos lugares. Tudo isso contribui para a formação da atleta, essas experiências vão agregar muito na vida delas”, acrescentou.
No judô feminino, atletas do 2° Colégio da Polícia Militar do Paraná conquistaram o primeiro lugar geral: Alana Duarte Silva, na categoria meio pesado, e Julia de Souza Santos Martins, na categoria meio médio.
A final dos Jeps para a faixa etária de 12 a 14 anos está programada para os dias 1 a 9 de agosto, no município de Toledo. Toda a documentação oficial do evento – como boletins, programações, resultados e classificações – estará disponível no site oficial da Secretaria do Esporte e também no aplicativo Paraná Esporte, disponível para Android e iOS.