Tempo em Londrina-PR Londrina 32 º
  • Dólar
  • Euro

AO VIVO | 90.1

Facebook do TribunaFM Instagram do TribunaFM Whatsapp do TribunaFM
loading-icon
Livros e Artes

Conto indígena é tema do “Quartas Criativas” dessa semana

O evento realiza dois encontros nesta quarta-feira (03), às 10h e às 14h30, na Biblioteca Especializada Infantil

DA REDAÇÃO • 03/09/2025 às 9:16

Conto indígena é tema do “Quartas Criativas” dessa semana
O projeto é gratuito e aberto ao público. Divulgação

O conto indígena “O Roubo do Fogo” é a história escolhida para a edição desta semana do projeto “Quartas Criativas: Entre Livros e Artes”. O evento realiza dois encontros nesta quarta-feira (03), às 10h e às 14h30, na Biblioteca Especializada Infantil, na Praça 1º de Maio, 110, Centro. Após a leitura da obra, as crianças terão uma oficina de arte e colagem. Para participar da atividade é necessário levar papel cartão branco, retalhos coloridos de papéis diversos e giz de cera.

O projeto é gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia, exceto para a participação de escolas. Nesse caso, a unidade de ensino interessada deve entrar em contato com a Biblioteca Infantil pelo telefone (43) 3371-6603. Além da leitura do conto e da oficina de arte e colagem, as crianças ainda poderão participar de outras atividades, entre elas a visita mediada ao acervo infantil.

A obra dessa semana, adaptada pela escritora Bia Bedran, é um conto de origem Guarani, que busca explicar a existência da vida. A escolha da história foi motivada pelo Dia do Folclore Brasileiro, comemorado em 22 de agosto. A responsável por conduzir a leitura é a professora e pedagoga Renata Suzue, que atua em projetos desenvolvidos nas Bibliotecas Municipais de Londrina.

O conto narra a história de um indígena que, num tempo em que ninguém era dono de nada, considerava injusto que seus irmãos não pudessem cozinhar com fogo. Isto porque, ainda que a terra fosse de todos, o fogo não era, este elemento pertencia aos urubus. Inconformado, ele contou com a ajuda de animais para trazer o fogo de volta à sua comunidade. O destemido garoto usou um disfarce e tomou emprestadas as penas de seu fiel escudeiro, um papagaio, para se caracterizar. “A riqueza desta lenda se dá pelos efeitos sonoros que cada instrumento de percussão representa de forma simbólica os personagens, desde um sapo, papagaio e pássaro Saracura.”, disse Suzue.

A partir da leitura da obra é possível extrair diferentes ensinamentos, mas Suzue reforça que este não é necessariamente o objetivo da contação do “Quartas Criativas”, afinal, nem toda história tem uma moral. “As crianças são muito inteligentes, curiosas, cutucam alguma parte da história que a gente nem imagina. Nós, contadores de histórias, não didatizamos a história, coisa que geralmente professores fazem. É a arte pela arte”, ressaltou.

O término da contação é sucedido por uma espécie de ‘fórum literário’, um momento destinado à reflexão da história abordada, com espaço aberto à exposição de opiniões, questionamentos e debates. Em seguida, as crianças são conduzidas à oficina de arte e colagem. Com a proposta de gerar menos lixo, a atividade reaproveita materiais que já existem, combinando elementos naturais, como folhas caídas das árvores, com embalagens bonitas, cores e recortes de revistas usadas.

O projeto é voltado para o público infantil, mas não há restrição de idade, todos são convidados. Entre o público desta semana, já está confirmada a presença de uma turma de alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Sandra Regina Maximiano Leme.

Sobre o projeto – O “Quartas Criativas: Entre Livros e Artes”, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC), é um projeto semanal, realizado todas às quartas-feiras, com histórias inéditas a cada edição. Com pausa apenas no mês de janeiro, a iniciativa ocorre durante o ano todo.

Para dúvidas ou mais informações sobre o projeto, o contato da Biblioteca Infantil é o (43) 3371-6603. Outra opção é o perfil do Instagram @bplondrina.

TAGS:

Leia mais