Tempo em Londrina-PR Londrina 26 º
  • Dólar 5.6648
  • Euro 6.31313

AO VIVO | 90.1

Facebook do TribunaFM Instagram do TribunaFM Whatsapp do TribunaFM
loading-icon
Construindo o Futuro

CMTU e Educação lançam etapa 2025 do projeto

A iniciativa pretende qualificar professores da rede municipal a inserir a temática do trânsito em sala de aula

DA REDAÇÃO • 14/05/2025 às 9:21

CMTU e Educação lançam etapa 2025 do projeto
Dez escolas municipais foram selecionadas pela Gerência de Formação Continuada da SME. Rodolfo Gaion/CMTU

Como parte da programação do Maio Amarelo em Londrina, foi lançada nesta segunda-feira (12) a etapa 2025 do projeto “Construindo o Futuro”. Resultado de parceria entre a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e a Secretaria Municipal de Educação (SME), a iniciativa pretende qualificar professores da rede municipal a inserir a temática do trânsito em sala de aula de maneira transversal e interdisciplinar, relacionando-a com as áreas de conhecimento curriculares.

Dez escolas municipais foram selecionadas pela Gerência de Formação Continuada da SME para participar do projeto neste primeiro semestre. São elas a Professora Mari Carrera Bueno; Professor Juliano Stinghen; Mábio Gonçalves Palhano; Bento Munhoz da Rocha Netto; Vitório Libardi; Nara Manella; Gaspar Velloso; Roberto Alves Lima Junior; Santos Dumont e a da Vila Brasil.

Com a definição das unidades participantes, 20 professores do 2º ano do Ensino Fundamental desses estabelecimentos passarão por uma formação online, com duração de 20 horas, entre os dias 12 de maio e 30 de junho. A capacitação – concebida pela Coordenadoria de Educação no Trânsito da CMTU – é composta por três módulos de cartilhas virtuais, vídeos, textos, questionários e atividades em sala disponibilizados na Escola de Governo da Prefeitura.

Após a qualificação, os materiais utilizados poderão ser trabalhados complementarmente com as crianças ao longo do ano letivo. Para incrementar o processo formativo, as escolas participantes receberão palestras educativas de agentes de trânsito, que também conduzirão os alunos em passeios para ensinar, na prática, a importância do uso das faixas de pedestre e do respeito às normas de circulação.

Ao final dessas atividades, cada instituição de ensino será visitada pelos “Amigos do Trânsito”, cujas apresentações teatrais – encenadas por estagiários de artes cênicas e música – buscam abordar os perigos do cotidiano das ruas de forma lúdica, fomentando a participação e a absorção do conteúdo de maneira diferenciada. A previsão é que os espetáculos sejam realizados no segundo semestre e que, a partir de então, o projeto seja ampliado para novas escolas.

Na avaliação do diretor de Trânsito da CMTU, Rafael Sambatti, a iniciativa tem o potencial de estimular pequenos valores que, muitas vezes, são negligenciados pelos próprios adultos. “Com noções de respeito, paciência, solidariedade e cidadania no trânsito, o projeto visa formar pedestres e futuros condutores conscientes, responsáveis por cuidar uns dos outros e do meio ambiente”, pontuou.

Sambatti contou ainda que, além de ministrar a formação, a companhia avaliará a sinalização de trânsito no entorno de cada escola participante e, se necessário, executará melhorias, que podem incluir troca de placas, instalação de quebra-molas e faixas de segurança.

Lançado oficialmente em 2023, o “Construindo o Futuro” já qualificou aproximadamente 90 professores de 15 unidades escolares da rede pública municipal. Antes disso, em 2022, a versão piloto da iniciativa contemplou 61 docentes e envolveu cerca de 700 alunos do 1º ao 5º ano.

TAGS:

Leia mais