
Neste sábado (23), a Vila Cultural Alma Brasil (Rua Argentina, 693) recebe a exibição dos filmes “Ilha das Flores” e “Saneamento Básico, O Filme”, ambos dirigidos por Jorge Furtado. A sessão, realizada pelo Cine Cequinha, é gratuita, destinada a maiores de 12 anos e começa às 19h. Não é necessário retirar ingressos antecipadamente.
“Ilha das Flores” é um curta-documentário que acompanha a trajetória de um tomate: plantado, colhido, transportado e vendido em um supermercado, ele acaba descartado no lixo após apodrecer. A narrativa evidencia, de forma crítica, as diferenças de valor atribuídas a tomates, porcos e seres humanos. Já “Saneamento Básico, O Filme” é uma comédia que retrata moradores de uma pequena vila em busca da construção de uma estação de tratamento de esgoto. Para obter recursos, eles decidem produzir um filme de ficção.
Segundo uma das integrantes do Cine Cequinha, Fran Camilo, a exibição faz parte de um projeto da Vitrine Filmes, distribuidora brasileira que está relançando “Saneamento Básico, O Filme” e “Ilha das Flores” em parceria com cinemas, cineclubes e escolas. “Eles entraram em contato conosco propondo a exibição. Adoramos a ideia de mostrar esses dois filmes icônicos. A proposta é assistir juntos e depois prosear sobre as obras, como sempre fazemos nas sessões do cine”, explicou.
O Cine Cequinha é um coletivo que atua de forma independente na cidade há mais de 12 anos, com sessões gratuitas de cinema e prosa. Inicialmente, as sessões ocorriam dentro do campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente, o cineclube é composto por sete mulheres – Renata Landgraf, Giovanna Montagnini, Erica Matsuda, Tainara Carvalho, Isadora Oliveira, Eluanna Ribeiro e Fran Camilo – e mantém atividades de forma itinerante, em parceria com vilas e espaços culturais, coletivos, associações, entre outros locais, como a Livraria Olga e Alma Brasil. “É importante democratizar o acesso a filmes que muitas vezes não estão circulando comercialmente, filmes independentes e, no caso dessa exibição na Alma Brasil, trazer dois filmes tão marcantes da cinematografia nacional”, complementou Camilo.
A programadora de comunicação da Vila Cultural Alma Brasil, Naná Souza, afirmou que realizar projetos na vila é importante para a ocupação do espaço e lembrou que, no ano passado, a Alma recebeu um cineclube e o Coletivo de Cinema Negro de Londrina (Cocine) durante todo o ano. “Essa parceria agregou ao espaço, trazendo pessoas que muitas vezes não o conheciam e ampliando a visibilidade de nossa atuação com a cultura popular. Isso é importante tanto para a manutenção do espaço quanto para o reconhecimento de sua função pública em Londrina, além de fortalecer a ocupação cultural”, disse.
Souza complementou que os cineclubes realizados na Alma Brasil têm um alinhamento temático com as propostas do espaço e com a ideia de perpetuar e manter as culturas populares. “Nesta sessão, será exibido Saneamento Básico, filme que estabelece uma conexão significativa com o projeto Ruar, voltado ao ecoartivismo, e que dialoga com os demais projetos desenvolvidos pela Alma”, afirmou.
A Vila Cultural Alma Brasil recebe patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Secretaria Municipal de Cultura (SMC).