Tempo em Londrina-PR Londrina 25 º
  • Dólar
  • Euro

AO VIVO | 90.1

Facebook do TribunaFM Instagram do TribunaFM Whatsapp do TribunaFM
loading-icon
Campanha

Centro de Oficinas para Mulheres promove ensaio fotográfico com mulheres atendidas pelo CAM

As sessões faz parte da campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”

DA REDAÇÃO • 08/12/2025 às 10:16

Centro de Oficinas para Mulheres promove ensaio fotográfico com mulheres atendidas pelo CAM
Emerson Dias/NCom

Como parte da agenda da campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, a Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), via Centro de Oficina para Mulheres (COM), realizou ontem (3) um ensaio fotográfico com pessoas atendidas pelo Centro de Referencia de Atendimento à Mulher (CAM).

A proposta tinha como objetivo a elevação e fortalecimento da autoestima das mulheres em situação de vulnerabilidade, como estratégia de prevenção à violência. Ao todo, 15 mulheres foram beneficiadas pela ação, que ocorreu das 14h às 16h, nas dependências do CAM, que fica na zona leste.

Segundo a psicóloga da SMPM, Lisnéia Rampazzo, o ensaio fotográfico, ainda que pareça um gesto simples, é uma ação muito significativa e com poder de proporcionar às mulheres um novo olhar sobre si. “Eu digo que além do reforço da autoestima, do autocuidado, há a valorização dessa beleza pessoal, para que elas possam construir uma imagem mais positiva sobre si. Eu acho que esse é um dos grandes objetivos”, destacou.

A atividade contou com a contribuição da fotógrafa voluntária do Centro de Oficinas, Geovanna Casara, que realizou a sessão de fotos. Também colaborou com a ação a voluntária Flávia Ribeiro, representante do Instituto SBL, que fez as maquiagens e cabelos das mulheres participantes.

Para a fotógrafa, Geovanna Casara, a fotografia tem o potencial de registrar, evidenciar e eternizar o que já existe em cada uma das mulheres. “A fotografia proporciona um encontro com a própria verdade. Um momento único que talvez elas nem soubessem que precisavam viver, mas que transforma a forma como elas se enxergam. Quando elas se veem nas imagens, não é só a estética que aparece, é a força, delicadeza, história, e coragem que cada uma carrega, mesmo quando nem percebem”, ressaltou.

TAGS:

Leia mais