Tempo em Londrina-PR Londrina 21 º
  • Dólar
  • Euro

AO VIVO | 90.1

Facebook do TribunaFM Instagram do TribunaFM Whatsapp do TribunaFM
loading-icon
Mês da Consciência Negra

Biblioteca Pública de Londrina celebra Mês da Consciência Negra com programação especial

Atividades gratuitas incluem contações de histórias, oficinas, workshops e encontros literários voltados a todas as idades

DA REDAÇÃO • 06/11/2025 às 9:26

Biblioteca Pública de Londrina celebra Mês da Consciência Negra com programação especial
As atividades serão voltadas à valorização da cultura afro-brasileira. Emerson Dias/NCom

Durante o mês de novembro, a Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza (Avenida Rio de Janeiro, 413) promoverá uma programação especial em alusão ao Mês da Consciência Negra, celebrado nacionalmente no dia 20 de novembro. Todas as atividades serão gratuitas e voltadas à valorização da cultura afro-brasileira, da literatura e da representatividade negra. A programação contempla contações de histórias, oficinas, workshops e encontros literários, com ações abertas para todos os públicos.

De acordo com a coordenadora de atividades de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), Eunice Harumi, o objetivo é fortalecer o papel da biblioteca como um espaço de formação cidadã e cultural. “Acessamos essas temáticas com o propósito de incentivar a leitura crítica e a pluralidade de perspectivas fundamentais para o desenvolvimento da cidadania. Durante o mês, queremos aprofundar o diálogo sobre igualdade racial, identidade e valorização da cultura afro-brasileira, reforçando a biblioteca como um lugar de encontro e reflexão”, destacou.

Divulgação

Serão realizados quatro encontros ao longo do mês dentro da temática, com o primeiro programado para este sábado (08), a partir das 14h30. Na oportunidade, será feita a contação de história da obra da literatura afro-brasileira “Memórias de um Baobá”. A obra de Gilza Santos apresenta uma história afetuosa que resgata memórias, sabores e tradições da ancestralidade negra.

Na segunda atividade, no dia 18, das 8h30 às 10h30, será realizado um encontro dedicado à valorização de autores, obras e personagens que fortalecem a representatividade nas páginas da literatura nacional. A mediação ficará a cargo da professora do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Maria Carolina de Godoy.

No dia 19, às 19h, ocorre o workshop “Afrofuturismo e Perspectiva Narrativa”, ministrado pela escritora e palestrante Jackie Rodrigues. A atividade propõe uma imersão nas narrativas que unem cultura negra, tecnologia, ancestralidade e imaginação.

Para Rodrigues, o Afrofuturismo se fortalece quando ultrapassa o conceito e se torna experiência. “O Afrofuturismo só ganha força quando deixa de ser apenas uma ideia e passa a ser vivido como uma experiência sensorial e afetiva. Ações públicas como rodas de conversa, leituras e performances permitem que as pessoas se vejam dentro da ficção e da tecnologia, reconhecendo-se como protagonistas possíveis”, afirmou.

Durante a ação, Rodrigues também apresentará seu romance “Resgate da Nave Mãe”, que combina espiritualidade africana, tecnologia e reflexão social. “Em Resgate da Nave Mãe, o futuro nasce do encontro entre o sagrado e o científico, o ancestral e o digital. Ao vivenciar isso em espaços abertos, as pessoas percebem que o futuro negro não é distante, ele já está sendo gestado aqui, entre nós”, explicou.

Encerrando a programação, no dia 24, das 18h30 às 20h, será realizada uma nova atividade com a professora Maria Carolina de Godoy, desta vez apresentando o projeto de extensão “Conhecendo autores e autoras da Literatura Afro-brasileira”, desenvolvido na UEL. O encontro contará com a participação da equipe do projeto e abrirá espaço para reflexão e diálogo sobre as vozes literárias que ampliam o olhar sobre a identidade negra no Brasil.

Dia da Consciência Negra – O Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. A data foi instituída em 2003 como uma comemoração no calendário escolar e, em dezembro de 2023, passou a ser reconhecida oficialmente como feriado nacional.

TAGS:

Leia mais