
Para despertar o amor e o prazer pela leitura na população, a programação do projeto “Férias na Biblioteca” começa na próxima segunda-feira (7) e vai até o dia 11 de julho, com oficinas e contações de histórias em quatro bibliotecas da cidade. Participam das atividades a Biblioteca Especializada Infantil (Praça 1º de Maio, 110, Centro), Biblioteca Municipal Eugênia Monfranati (Avenida Guilherme de Almeida, 2.260, Parque Ouro Branco), Biblioteca Ramal Padre Adelino de Carli (Rua Purus, 45, Vila Nova) e Biblioteca do CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados (Rua Ângelo Gaioto, s/n).
Direcionado especialmente ao público infantojuvenil, o programa Férias na Biblioteca acontece anualmente há sete anos, durante as férias de verão, em janeiro, e de inverno, em julho. A agenda completa da edição deste ano pode ser conferida no perfil de Instagram das Bibliotecas Públicas Municipais de Londrina.
Quem desejar participar de alguma das atividades deve se inscrever antecipadamente, fazendo o contato telefônico com a biblioteca onde a ação ocorrerá: 3371-6606 (Biblioteca Infantil); 3372-4853 (Biblioteca Eugênia Monfranati); 3329-6993 (Biblioteca Adelino de Carli); e 3338-4925 (Biblioteca do CEU).
Entre as atividades programadas está a contação de história do livro Kuiã Enarê: fág ag ga Kãmi (‘Kuiã Enarê: em terras das araucárias’), da autora Márcia Piotto, que também será responsável pela leitura. O livro é uma obra infantil bilíngue, em kaingang e português, que narra a história de um xamã kaingang que salva as araucárias, os animais e as populações indígenas e não indígenas da devastação e dos impactos ambientais atuais.
Segundo Piotto, as crianças que participam das contações sempre demonstram interesse pela cultura indígena, pelos animais e pela natureza presentes na narrativa do livro, e também pelos adornos que a autora utiliza durante a atividade. “Fico impressionada com esse interesse deles pela cultura e pela natureza. É fundamental que espaços culturais, como a biblioteca, incluam essa diversidade, pois isso contribui para o fortalecimento da língua Kaingang, a transmissão de saberes e a valorização da cultura indígena”, complementou.
Ao final da contação, será realizada uma roda de conversa, bem como o canto de músicas indígenas, brincadeiras da cultura indígena e lanche compartilhado.
A ação será realizada no dia 8 de julho, às 10h, na Biblioteca Adelino de Carli. Também ocorrerá no dia 10 de julho, às 10h, na Biblioteca Eugênia Monfranati, e às 14h, na Biblioteca Infantil.
Além das contações de histórias, a programação contará com atividades criativas. Entre elas, está a oficina de desenho de histórias em quadrinhos com o editor e quadrinista Eloyr Pacheco. Na ocasião, os participantes irão aprender a produzir uma HQ e vão praticar noções básicas de desenho. Conforme Pacheco, a biblioteca pública se consolida cada vez mais como um espaço cultural e centro de artes. “A programação de férias oferece atividades e oficinas gratuitas que despertam o interesse pelas artes, pelo livro e pela leitura. E, sobretudo, democratizam o acesso para todos os londrinenses”, disse.
A oficina de HQ acontecerá às 10h nos dias 7 e 8 de julho, na Biblioteca Infantil, e nos dias 10 e 11 de julho, também às 10h, na Biblioteca do CEU.
A diretora de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura, Leda Araújo, destacou que a procura pelas atividades é sempre grande e que a programação é diversificada, unindo leitura, brincadeiras e atividades criativas. Segundo ela, a novidade deste ano é que as atividades não se restringem somente à Biblioteca Infantil, mas serão realizadas em outras bibliotecas também.
“Esperamos que este seja um ano profícuo, com atividades interessantes, e que a biblioteca se consolide como um espaço acolhedor, para o qual as pessoas tenham vontade de retornar. A literatura transforma o cidadão e, consequentemente, a sociedade. Por isso, é imprescindível que as bibliotecas promovam essas atividades e exerçam seu papel cultural, educativo e informacional em nossa comunidade”, complementou Araújo.
Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas junto às bibliotecas participantes.