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Inclusão

Alunos da Escola Novo Caminhar APS Down lançam livros autorais

A noite será dedicada às famílias dos estudantes, aos alunos e à equipe da escola, com direito a sessão de autógrafos que marca um momento histórico para a cidade

DA REDAÇÃO • 31/10/2025 às 11:20

Alunos da Escola Novo Caminhar APS Down lançam livros autorais
- Divulgação

Pela primeira vez, estudantes da Escola Novo Caminhar APS Down, que atende alunos com Síndrome de Down, lançam livros autorais. Amanhã (31), na sede da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), será realizado um evento fechado para o lançamento das obras. A noite será dedicada às famílias dos estudantes, aos alunos e à equipe da escola, com direito a sessão de autógrafos que marca um momento histórico para a cidade. A iniciativa conta com o apoio e divulgação da Secretaria Municipal de Cultura (SMC).

O projeto foi idealizado pela diretora da instituição, Idalina Marques, que descobriu pelas redes sociais o projeto Super Autor, um programa de escrita, leitura e criatividade que incentiva os alunos a produzirem seus próprios livros. Assim, ela decidiu implementar a proposta pedagógica na escola, iniciando as atividades em fevereiro.

“Conversei com o responsável pela realização deste projeto e assinei o compromisso de implantá-lo na escola, porque se trata de Educação Especial e ainda não havia visto esse trabalho em Londrina. Desenvolvemos o projeto respeitando a individualidade e o tempo de cada estudante”, afirmou Marques.

Ao todo, 73 alunos participaram da iniciativa, desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Cada docente responsável pelas turmas trabalhou, durante seis meses, com músicas, desenhos e contações de histórias para a produção dos livros.

A pedagoga e psicopedagoga Lilian Peres conduziu rodas de conversa e atividades musicais, promovendo reflexões e estimulando a sensibilidade com seus estudantes. “A parte dos desenhos foi a cereja do bolo, pois foi nesse momento que eles realmente se tornaram autores, usando a criatividade e a sensibilidade. Cuidei para preservar a essência de cada um, seus traços mais fortes ou mais delicados. A parte escrita do livro foi feita pelos professores”, explicou.

Ao concluir o projeto, Peres percebeu sua relevância e decidiu inscrevê-lo no Concurso Estadual de Educação do Instituto GRPCOM de Educação. “Montei o projeto sobre o tema, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), utilizando a disciplina de História, e enviei. Fiquei em primeiro lugar no estado do Paraná. Isso mostra como o projeto é lindo e muito relevante”, complementou.

A aluna Gabriela Marmone, da turma EJA, expressou sua alegria em participar do projeto. “Me sinto muito feliz e importante por ser autora de um livro”, disse.

O evento contará com a presença do secretário municipal de Cultura, Marcão Kareca, e do vereador Giovani Mattos.

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