
Quando surgiu, na segunda metade dos anos 1980, o Guns N’ Roses chamou atenção por, entre outras razões, uma sonoridade diferente da praticada naquele período. A banda formada na época por Axl Rose (voz), Slash (guitarra solo), Izzy Stradlin (guitarra rítmica), Duff McKagan (baixo) e Steven Adler (bateria) explorava influências bem características da década de 1970, atualizando algo que era considerado “defasado” por parte do público.
Uma dessas inspirações era o Queen, banda citada por Rose como a sua predileta em todos os tempos. Ainda em 1989, Axl disse à Rolling Stone EUA que o grupo composto por Freddie Mercury (voz), Brian May (guitarra), John Deacon (baixo) e Roger Taylor (bateria) foi o responsável por mudar sua visão e abrir a mente em termos musicais.
Ele disse:
“Sempre que o disco mais recente deles era lançado e trazia todos esses outros tipos de música, no começo eu só gostava de uma ou outra música. Mas depois de um tempo ouvindo, abria minha mente para tantos estilos musicais diferentes.”
Pessoalmente, o cantor americano sente até mesmo gratidão pelos ídolos ingleses. Sua carreira na época da entrevista estava apenas começando, mas era sua intenção conquistar algo parecido com o que o Queen oferecia, artisticamente falando.
“Eu realmente os aprecio por isso. É algo que eu sempre quis conseguir alcançar. É importante mostrar às pessoas todas as formas de música, basicamente tentar dar às pessoas um ponto de vista mais amplo.”
Opinião de Axl Rose sobre o Queen não mudou
É curioso observar que a opinião de Axl Rose sobre o Queen não mudou com o passar do tempo. Em entrevista de 2018 à Atlas Magazine, o cantor exaltou a banda de Freddie Mercury e companhia da mesma forma. Inicialmente, ele disse:
“Para mim, é fácil escolher a melhor – Queen é a melhor banda e Freddie Mercury é o maior frontman de todos os tempos. A banda é a melhor porque eles abraçaram tantos estilos diferentes.”
Em seguida, complementou, citando também a forma como o grupo abriu sua mente:
“Se eu não tivesse as letras de Freddie Mercury para segurar quando garoto, não sei onde estaria. Eles me ensinaram sobre todas as formas de música... isso abriu minha mente. Eu nunca tive um professor maior em toda a minha vida.”
Informações: Rolling Stone